#fiqueligado Educação em tempos de pandemia Química

Grupo de Estudos – QUÍMICA (Tema 4/10)

Estamos de volta!!
Vamos mergulhar em mais um tema de questões do Enem: ÁGUA!

A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um elemento indispensável para a produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio todos os ecossistemas.

É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável para a qualidade de vida da população. E é por ser tão valiosa que é um assunto cada vez mais recorrente em debates nos âmbitos nacional e internacional, e também está constantemente presente como o tema central em provas como a do ENEM.

As disciplinas que usam o assunto com frequência são química e biologia, além de também ser o tópico principal para a redação.

Saber sobre a qualidade da água que se consome, como funciona o abastecimento, a coleta de esgoto e como tudo isso influencia no impacto ambiental é estar à frente e bem preparado para a prova. Além disso, questões sobre o desequilíbrio ambiental por meio do desmatamento e a importância da água para a fisiologia vegetal também podem ser assuntos explorados em várias questões do ENEM.

A ANA (Agência Nacional de Águas) oferece formações e muitos conteúdos interessantes para aprofundamento. Se você se interessar pelo assunto clique AQUI.

Embora aproximadamente 71% do planeta seja coberto por água, a distribuição nos países é bastante irregular. Além disso, o volume de água doce na superfície terrestre é pequeno: apenas 2,5%. Desse total, somente 0,3% está disponível em rios e lagos, onde pode ser utilizada facilmente pela humanidade. Esses dados são estudados no Caderno do Estudante de Química – Volume 2 (páginas 71 até 77).

Nosso foco neste tema é relembrar as principais características dessa substância tão essencial para a humanidade e tão peculiar que permite a existência de vida em nosso planeta!

Sua importância advém do fato de que ela é um ótimo solvente, transporta substâncias, participa de reações químicas, além, é claro, de atuar como reguladora de temperatura. Diante de tamanha importância, é difícil compreender como o homem não protege suas fontes de água potável, que estão cada vez mais escassas.

A poluição gerada em virtude da falta de tratamento de esgoto e do despejo incorreto de produtos das atividades industriais e agrícolas em nossos ambientes aquáticos, tais como rios e lagos, é um dos principais pontos relacionados com a diminuição da qualidade da água em nosso país.

Um dos principais problemas relacionados com a poluição é o processo de eutrofização, em que o excesso de nutrientes causa o aumento de algumas algas e bactérias. No processo de eutrofização, o aumento das algas e cianobactérias leva ao impedimento da passagem de luz solar, que causa a morte de alguns organismos fotossintetizantes. Com a morte desses organismos e o ambiente rico em nutrientes, bactérias aeróbias reproduzem-se exageradamente. O excesso de bactérias utilizando o oxigênio da água leva à diminuição desse gás e, consequentemente, ocasiona a morte de diversos organismos.

Além do processo de eutrofização, a poluição das águas acarreta problemas graves de saúde pública, pois a água poluída pode estar contaminada por parasitas causadores de doenças e ocasionar problemas à população. Dentre as doenças relacionadas com a contaminação da água, podemos citar a amebíase, esquistossomose, ascaridíase, hepatite A, cólera, gastroenterites, entre outras.

Em Química, a água é estudada considerando as suas propriedades físicas e químicas, o que permite sua interação com a maioria das substâncias. A água é comumente utilizada como exemplo nas transformações físicas (mudanças de estado físico) e também é considerada em cálculos de concentração e diluição de soluções, além de ser estudada a composição química de sua molécula e forças de interação que a compõem. 

Água como Solvente universal:

A água é uma substância polar. Essa característica é importante, pois várias das funções que a água realiza em nosso organismo se devem a esta característica. Apesar de ter o mesmo número de cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), elas não estão distribuídas de maneira uniforme. Assim, a região onde os hidrogênios se encontram é positiva, enquanto a região onde está o oxigênio fica negativa. Podemos dizer, então, que a molécula de água apresenta um dipolo.

Transportadora de substâncias: O fato de a água solubilizar uma enorme variedade de substâncias facilita seu transporte em nosso organismo.

Por tal motivo, a água é um excelente solvente para moléculas iônicas (como os sais minerais) e também para outras substâncias polares (como os ácidos e bases). Assim, dizemos que a água é um solvente universal, uma vez que consegue solubilizar uma enorme quantidade de substâncias.

Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água. A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar ou dipolo.

Essa vídeo-aula aborda algumas das propriedades da água mais importantes para a manutenção da vida. A água pode atuar como solvente universal, dissolvendo materiais polares, visto que a água também é polar. Dissolver algum material nada mais é do que interagir com aquele material em nível molecular. A água interage com materiais polares fazendo pontes de hidrogênio na maioria das vezes. Materiais que são solúveis em água são chamados hidrofílicos, enquanto que materiais não solúveis em água são chamados hidrofóbicos.

Confira!

Nesta outra vídeo-aula, você pode relembrar conceitos abordados anteriormente para que você não esqueça de nenhum detalhe na hora de resolver os exercícios do Enem. Assista clicando AQUI

Já nesta outra vídeo-aula você confere os conceitos básicos sobre Soluções que, em Química é muito estudado. Você acessa a esta aula clicando AQUI

Agora podemos aplicar os novos conhecimentos exercitando com mais 5 questões do Enem!

*O gabarito das questões anteriores estão no final desta postagem!

 

Bons Estudos

Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2018 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
 

(Q957465) Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.

(furibundo: adj. furioso)

LEVI, P A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).

O alerta dado por Levi justifica-se porque a:

diluição do ácido libera muito calor.

mistura de água e ácido é explosiva.

água provoca a neutralização do ácido.

mistura final de água e ácido separa-se em fases.

água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.

 

Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2016 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 

(Q745509) O soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) comumente utilizada para higienização ocular, nasal, de ferimentos e de lentes de contato. Sua concentração é 0,90% em massa e densidade igual a 1,00 g/mL.

Qual massa de NaCl, em grama, deverá ser adicionada à água para preparar 500 mL desse soro?

0,45

0,90

4,50

9,00

45,00

 

Ano: 2014 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2014 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 
 
(Q451315) Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: o ácido acético (CH3COOH), o sulfato de sódio (Na2SO4), o metanol (CH3OH), o carbonato de potássio (K2CO3) e  o amoníaco (NH4Cl).

Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?

CH3COOH

Na2SO4

CH3OH

K2 CO3

NH4Cl.

 

Ano: 2009 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2009 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 

(Q172852) O processo de industrialização têm gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são ácido carbônico (H2SO3) formado pela reação do gás carbônico atmosférico (CO2) com a água, o ácido nítrico (HNO₃), o ácido nitroso (HNO2), o ácido sulfúrico (H₂SO₄) e o ácido sulfuroso (H2SO3). Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental.

Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?

HNO3 e HNO2.

H2SO4 e H2SO3.

H2SO3 e HNO2.

H2SO4 e HNO3.

H2CO3 e H2SO3.

 
Ano: 2012 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2012 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 
 
(Q889006) O quadro apresenta o teor de cafeína em diferentes bebidas comumente consumidas pela população.

Da análise do quadro conclui-se que o menor teor de cafeína por unidade de volume está presente no:

café expresso.

café filtrado.

chá preto.

refrigerante de cola.

chocolate quente.

 

* Vamos agora conferir o Gabarito das questões do Tema tratado na postagem anterior.

Para acessar as questões completas clique AQUI

(Q887963) Correta: Alternativa ETanto decantação quanto filtração e aquecimento da solução não irão resolver o problema, quando em forma iônica, os compostos que deseja retirar estão sempre no estado aquoso, dispersos na mistura. Não irá ocorrer uma relação com o CCl4, por mais que o cloro pudesse resolver o problema sozinho com uma reação neutralização, ele não se separa do carbono, que está com valência completa, o carbono não pode perder a estabilidade nesse caso. Só nos resta a última alternativa, a fim de formar precipitados para posterior filtração.

(Q887744) Correta: Alternativa B. O processo de separação do petróleo para obter seus derivados, consiste nas diferenças de ponto de ebulição. Desse modo, é possível separar por meio da destilação fracionada. 

(Q851742) Correta: Alternativa A. Centrifugação: Método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-liquido. Esse método é uma maneira de acelerar a decantação, isto é, considerando as diferentes densidades.

(Q851740) Correta: Alternativa E. O éter etílico é um solvente orgânico, logo, apenas substâncias lipossolúveis interagem nele. Resíduo 1 é sais minerais e celulose pois não são lipossolúveis. Resíduo 2 é a celulose pois não será facilmente dissolvida em água. Extrato aquoso é água + sais minerais. O destilado 2 é a água e o resíduo 3 são os sais minerais. Já o extrato etéreo, é o óleo lipossolúvel junto com o éter etílico adicionado, além das vitaminas lipossolúveis. Por que o óleo essencial será o resíduo 4 e não o destilado 1? Ora pois: está no enunciado do texto que o óleo possui grande massa molecular, logo não será o primeiro a ser destilado, será o álcool etílico junto com as vitaminas lipossolúveis. Vale ressaltar que a destilação acontece por diferentes pontos de ebulição e maior massa geralmente resulta em maior PE – ponto de ebulição.

(Q851740) Correta: Alternativa B. A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância é insolúvel. Se a substância é insolúvel, então trata-se de uma mistura heterogênea.

Fontes:

  1. Dicas para o Enem sobre qualidade da água. Disponível em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia.php

  2. Mergulhe no Enem: água. Disponível em https://capacitacao.ead.unesp.br/index.php/temas/2-uncategorised/158-enem 

  3. Questões Enem Química. site Qconcursos. Disponível em https://www.qconcursos.com
  4. Propriedades da Água (solvente universal). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=C89pmrbYe-c&t=138s
  5. Imagens retiradas da internet do site de busca.

 

 

 

 

 

 

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário