CEEJA Educação para o Bem Viver Matemática

Galileu Galilei: “A matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o universo”

Você sabia que existe um número que está simplesmente em tudo?

Da ponta do seu nariz à sua nuca. Do centro da Via Lactea até sua extremidade. Do miolo do girassol ao fim de sua pétala. 

A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade“, afirma em sua primeira linha a encíclica Fides et Ratio (A fé e a razão), de São João Paulo II.

À medida que avança, a ciência nos ajuda cada vez mais a enxergar e entender a inteligência que alicerça o universo, revelando que, por trás do aparente caos e aleatoriedade da natureza, existe uma ordem e uma “linguagem em código” que remete à pergunta inevitável:

“Será mesmo que tudo isto é mera obra do acaso?”

Um dos códigos mais fascinantes da natureza é revelado por conceitos como a “Proporção Áurea“, a “Sequência de Fibonacci” e o “Número de Ouro“.

Leonardo Fibonacci percebeu que, numa sucessão de números que partem do 0 e do 1, os números seguintes são obtidos por meio da soma dos dois antecessores:

0+1=1;

1+1=2;

1+2=3;

2+3=5;

3+5=8;

5+8=13…

A sequência infinita desses resultados, portanto, é 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377…

Desta sequência, ao se dividirem os números resultantes pelo seu anterior, extrai-se uma constante conhecida como “o número de ouro” ou “phi“: 1,618 (não confundir com o “pi”, que é outra constante matemática e equivale a 3,14159…)

Com base nesses conceitos, construíram-se o retângulo áureo e a espiral áurea. 

 

 

 

Para entender melhor a matemática envolvida nesses “números mágicos”, confira ainda a explicação oferecida no vídeo seguinte pelo…

Fontes de pesquisa: https://links.net.br/curiosidades/o-numero-usado-por-deus-para-criar-o-mundo/; https://pt.aleteia.org/2016/01/19/a-formula-de-deus/ e https://www.youtube.com/watch?v=e1-rL3KZALk.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário