#fiqueligado #formaçãohumana Apostilas Estudo Escola História Materiais Roteiros Estudo Vídeos Videos Estudo

Retomando os estudos em História (Parte 1)

Retomando os estudos em História: dicas de materiais de estudos para a 1ª Série do Ensino Médio (Parte 1)

Retomar os estudos é uma decisão importante que marcará sua história pessoal

Estudar é um direito de todas as pessoas ao longo da vida. Isso quer dizer que independente da etapa em que esse direito é conquistado, o retorno à escola significa ampliar seus conhecimentos e abrir novas possibilidades.

Os conhecimentos da disciplina de História relacionam-se com o presente, que pode ser compreendido como fruto das escolhas e ações dos seres humanos ao longo do tempo.

A história nos ajuda a compreender que “somos o que somos” porque temos um passado, e que esse passado, é o que nos permite elaborar novos conhecimentos, com os quais podemos dar novos significados ao mundo a nossa volta e obter uma visão mais crítica da realidade.

Para se aprofundar nos estudos do Caderno do Estudante Volume 1 (referente à 1ª série do Ensino Médio), você estudará inicialmente alguns dos caminhos que a humanidade percorreu, sobre a importância da agricultura para o surgimento dos primeiros grandes agrupamentos humanos.

A agricultura contribuiu para que os seres humanos deixassem de ser nômades e se tornassem sedentários. Nosso objetivo, é compreender quando os seres humanos começaram a se fixar na terra e a viverem em um só território.

Umas das primeiras grandes civilizações que sem têm notícias são a Mesopotâmia e o Egito, que eram localizadas em duas regiões nas quais os seres humanos praticavam a agricultura e a criação de animais. Essas populações estabeleceram uma complexa organização social e política. Como isso foi possível?

Os estudiosos acreditam que tenha sido nesse período que o ser humano aperfeiçoou técnicas agrícolas, garantindo, ao trabalhar a terra, o sustento das comunidades que começavam a se formar ao longo dos rios, e dessa forma, desenvolveram as primeiras grandes civilizações humanas. Entender esse processo é essencial para nós nesse momento.

Vamos aprender mais sobre isso assistindo os vídeos a seguir?

Mas, como é possível conhecer a história dos primeiros seres humanos ou das primeiras comunidades?

Como sabemos o que aconteceu em outros lugares, em outros tempos e outras culturas?

Conhecemos tudo isso graças ao trabalho do pesquisador, que trabalha para buscar, encontrar e interpretar as informações que nos permitem resgatar o passado.

Compreender como esse trabalho é feito pelos pesquisadores contribui para que possamos ser capazes de pensar historicamente, de despertar a nossa consciência histórica.

Com esse conhecimento, aprendemos que para tudo existe um passado, que explica o presente.

Para isso, é importante saber o que são e quais são as fontes históricas:

Se tudo tem um passado, qual será o passado do local em que vivemos?

Quem eram os primeiros habitantes do nosso continente? E, do Brasil?

Nos próximos estudos, vamos tentar compreender a origem do homem americano, de onde vieram os antepassados dos primeiros habitantes da América, do Brasil, ou seja, quem eram os antepassados daqueles que estiveram aqui antes dos  chamados ‘índios’ que os europeus encontraram.

 

Raquel dos Santos Candido

Raquel dos Santos Candido

"Eu quero ser maior do que essas muralhas que eles construíram ao meu redor"

Você também pode gostar...

Deixe um comentário