#fiqueligado #formaçãohumana Educação em tempos de pandemia Educação para o Bem Viver Química

Grupo de Estudos – QUÍMICA (Tema 2/10)

Olá Estudantes!

O segundo tema do Grupo de Estudos é: Representação das Transformações Químicas

*Gabarito das Questões do Tema 1 no final desta postagem!

Antes de qualquer coisa, para que você possa se aprofundar um pouco mais nas reações químicas, é importante ressaltarmos que a evolução da Ciência sobre a matéria, ao modificar a forma de imaginar o mundo, deu uma enorme contribuição para o desenvolvimento da Química. Neste tema, você vai conhecer como a evolução das ideias sobre a constituição da matéria e o modelo atômico de Dalton alavancaram a Química e contribuíram para o entendimento da matéria e de suas transformações. Você aprenderá também a linguagem utilizada na Química: os símbolos, as fórmulas e as equações.

No Caderno do Estudante Volume 1 – Unidade 2 Tema 2 (páginas 58 até 64) você também encontra essas informações e alguns exercícios para praticar.

A ideia de que uma reação é a união ou a separação de átomos levou John Dalton a imaginar que, em uma reação entre substâncias formadas por elementos diferentes, a substância obtida seria constituída por “átomos compostos” – unidades formadas por um átomo de cada elemento ligado a outro. Esse foi o embrião do conceito de molécula.

Neste vídeo você pode entender, em apenas 3 minutinhos, como nasceu o Modelo atômico de Dalton e suas contribuições para a Ciência:

Relembrando .....

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias sendo possível confirmar a origem de novas substâncias comparando as características apresentadas pelos produtos e reagentes.

Produto é a nova substância, enquanto reagente é a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial. Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. Na postagem anterior a gente viu sobre as Lei da Conservação das Massas de Lavoisier (AQUI) e podemos afirmar que o modelo atômico de John Dalton conseguiu muito bem explicar a relação entre as massas na época. Hoje, sabemos que o átomo assume o modelo de nuvem eletrônica mas isso será um assunto para as próximas postagens!

E dessa vez o principal que devemos relembrar é que em uma transformação química representamos um sistema da seguinte forma:

REAGENTES  →  PRODUTOS

Sendo assim, se também utilizarmos o exemplo de reação química do post anterior, temos que da interação (mistura) entre duas substâncias de laboratório: o iodeto de potássio  (fórmula química: KI) com nitrato de chumbo que tem fórmula química: Pb(NO3)2 formam-se outras substâncias como o nitrato de potássio (KNO₃) e o iodeto de chumbo (PbI₂). Podemos saber que houve uma transformação por conta das evidências desta transformação (mudança de cor e formação de um precipitado – substância de estado físico bem diferente do estado líquido). 

Dois líquidos incolores entram em contato e a mistura muda de cor assim como o aspecto da mistura também muda.

Quimicamente temos:

2 KI (aq) + Pb (NO₃)₂ (aq) → 2 KNO₃ (aq) + PbI₂ (s)

???

Deu um nó??? Calma que a gente vai desatar!!!

Os reagentes são todas as substâncias iniciais de um sistema que reagem entre si e sempre são posicionadas do lado esquerdo na representação de uma equação. Em Química, a seta (→) indica transformação e do lado direito, representamos os produtos formados, que são as substâncias finais em uma transformação.

Vamos começar associando os escritos coloridos para substituí-los na equação abaixo. Podemos começar fazendo a leitura da forma discursiva do fenômeno: 

2 KI (aq) + 1 Pb (NO₃)₂ (aq)  2 KNO₃ (aq) + 1 PbI₂ (s)

Duas partículas de iodeto de potássio interagem com uma partícula de nitrato de chumbo formando duas partículas de nitrato de potássio e uma partícula de iodeto de chumbo.

* Em Química não se escreve o número 1 (um) para representar a quantidade de átomos e nem a quantidade de partículas, aqui representamos somente para visualização.

Observe que a linguagem discursiva está diretamente relacionada ao fenômeno ocorrido. Vamos identificar as  substâncias reagentes da equação utilizando a linguagem discursiva: 

KI (aq)iodeto de potássio em meio aquoso (dissolvido em água)

Pb (NO₃)₂ (aq) nitrato de chumbo em meio aquoso (dissolvido em água)

Portanto, os produtos formados são:

KNO₃ (aq) nitrato de potássio em meio aquoso (dissolvido em água)

PbI₂ (s)iodeto de chumbo (precipitado sólido)

Nas fórmulas químicas, os índices subscritos à direita dos símbolos dos elementos indicam a quantidade em que estão presentes. Os números escritos à esquerda indicam a quantidade de partículas (molécula) das substâncias que reagem e são formadas.

Portanto, temos que nessa transformação reagem:

2 KI = Duas partículas da substância iodeto de potássio KI formada por um átomo de potássio (K) e um átomo de iodo (I)

Pb(NO₃)₂ = Uma partícula da substância nitrato de chumbo Pb(NO₃)₂ formada por um átomo de chumbo (Pb), dois átomos de nitrogênio (N) e seis átomos de oxigênio (O). Ou seja, o número dois – fora do parênteses – indica quantidade de átomos do elemento Nitrogênio e para os átomos do elemento Oxigênio temos a multiplicação dos índices que nos dá o total de seis átomos para este elemento.  

Para formar:

2 KNO₃ = Duas partículas da substância nitrato de potássio  KNO₃ formada por um átomo de potássio (K), um átomo de nitrogênio (N) e três átomos de oxigênio (O).

PbI₂ = Uma partícula da substância iodeto de chumbo PbI₂ formada por um átomo de chumbo (Pb) e dois átomos de iodo (I). 

Viu como é fácil??!!

Então vamos testar os conhecimentos com as questões do Enem, lembrando que o Gabarito das questões desta postagem estarão disponíveis no próximo post.

Bons Estudos!!

 

Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2019 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
 

(Q1055046) Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.

2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.

5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.

Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.

OXTOBY, D. W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).

Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

1

2

4

5

 

Ano: 2015 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2015 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
 

(Q887734) Os calcários são materiais compostos por carbonato de cálcio, que podem atuar como sorventes do dióxido de enxofre (SO2 ), um importante poluente atmosférico. As reações envolvidas no processo são a ativação do calcário, por meio de calcinação, e a fixação do SO2 com a formação de um sal de cálcio, como ilustrado pelas equações químicas simplificadas.

Considerando-se as reações envolvidas nesse processo de dessulfurização, a fórmula química do sal de cálcio corresponde a:

CaSO3 

CaSO4

CaS2O8 

CaSO2

CaS2O7 

 
Ano: 2013 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2013 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
 

(Q889203) O mármore é um material empregado para revestimento de pisos e um de seus principais constituintes é o carbonato de cálcio (CaCO3). Na limpeza desses pisos com solução ácida de ácido muriático (HCl), ocorre efervescência. (Adaptado)

Nessa efervescência o gás liberado é o:

oxigênio.

hidrogênio.

cloro.

dióxido de carbono.

monóxido de carbono.

 
Ano: 2013 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2013 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 
 


 

(Q889182) A transformação química em questão é representada pela equação:

CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → Na+ (aq) + CH3COO (aq) + CO(g) + H2O (l)
CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → Na+ (aq) + CH3COO– (aq) + O2 (g) + H2O (l)
CH3COOH (aq) + NaHCO(s) → Na+ (aq) + CH3COO (aq) + H2O (l)
CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → NaCO2+ (aq) + CH3COO (aq) + H2O (l)
CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → Na+ (aq) + CH3COO (aq) + H2 (g) + H2O (l)
 
 
Ano: 2014 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP – 2014 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
 

(Q887947) Os bafômetros (etilômetros) indicam a quantidade de álcool, C2H6O (etanol), presente no organismo de uma pessoa através do ar expirado por ela. Esses dispositivos utilizam células a combustível que funcionam de acordo com as reações químicas representadas:



Na reação global de funcionamento do bafômetro, os reagentes e os produtos desse tipo de célula são:
 

o álcool expirado como reagente; água, elétrons e H+ como produtos.

o oxigênio do ar e H+ como reagentes; água e elétrons como produtos.

apenas o oxigênio do ar como reagente; apenas os elétrons como produto.

apenas o álcool expirado como reagente; água, C2H4O e H+ como produtos.

o oxigênio do ar e o álcool expirado como reagentes; água e C2H4O como produtos.

* Disponibilizamos o Gabarito comentado das questões do post anterior. Se quiser acessar as questões completas clique AQUI.

 

(Q877487) Correta: Alternativa B. (Utilizamos a análise dos valores das temperaturas de fusão e ebulição dos combustíveis apresentados na tabela para prever os estados físicos na temperatura de 25°C).

(Q876388) Correta: Alternativa E. (Alguns termos utilizados na descrição de um fenômeno ajudam a identificar transformações químicas – formação, decomposição, obtém-se).

(Q571956) Correta: Alternativa A. (A fenolftaleína é um indicador ácido-base que fica rosa para indicar uma solução alcalina. e a combustão forma óxidos de caráter ácido, como o CO2, que reage com gotículas de água formando o ácido carbônico).

(Q571951) Correta: Alternativa C. (A confusão da questão está em pedir como a energia excedente é ARMAZENADA, e não transformada – conversão energia mecânica para elétrica. Para armazenar a energia, transforma-se nitrogênio gasoso em liquido, liberando a energia contida nesse processo exotérmico portanto, a energia do nitrogênio será ARMAZENADA no sistema).

(Q1276455) Correta: Alternativa A. (A questão induz para resposta da alternativa C pois é o processo comum de separação do petróleo, porém, preste atenção, a mistura de petróleo vem das rochas sedimentares emulsificadas por “água salgada, areia e argila”, para separar essa mistura, basta decantar, pois a densidade dos materiais são diferentes.  Logo, a alternativa A é a correta já que a questão está interessada na primeira etapa).

Fontes:

  1. Adaptações de Caderno do Estudante EJA Mundo do Trabalho. Química. vol. 1. p. 58-64.
  2. Modelo Atômico de Dalton (modelo da bola de bilhar). Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ihi5kg41I5s.
  3. Questões Enem Química. site Qconcursos. Disponível em https://www.qconcursos.com/questoes-do-enem/disciplinas/quimica-quimica/representação-de-transformações-quimicas/reações-quimicas/questoes.
Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário