#fiqueligado #formaçãohumana Bons resultados educacionais Educação para o Bem Viver Química

CEEJA no Enem 2021

Desde 2015 o CEEJA de Marília oferece aos estudantes uma maratona de atividades envolvendo os principais vestibulares, o Enem e diversos processos seletivos para o ingresso em Universidades públicas. O objetivo dessas atividades é o de promover o aprofundamento dos estudos de conteúdos estudados durante o ano letivo e aprimorar os conhecimentos dos estudantes que desejam ingressar na vida acadêmica.

Imagem cedida pelo Facebook do Ceeja, 2018

 

O GRUPO DE ESTUDOS DO CEEJA

Se não estivéssemos passando por uma pandemia, à esta altura do campeonato os professores e professoras das equipes das disciplinas do CEEJA estariam preparando o “Grupo de Estudos” que é outro projeto de participação e colaboração conjunta que aborda os principais eixos e objetos de conhecimentos ministrados por meio de explicações, dicas de leitura, resolução de situações problema e aulas expositivo-dialogadas das questões tanto do Enem, quanto de vestibulares super concorridos e concursos para os estudantes interessados em participar desses processos seletivos. O Núcleo de Estudos acontecia nas salas de aula e na Sala de Leitura do CEEJA contando com a presença de muitos estudantes.

DIFICULDADES DA PANDEMIA

Estudar de forma remota atualmente é a única opção para todos os estudantes do país em meio as discussões sobre a retomada das aulas presenciais na pandemia, sem a devida segurança sanitária e sem vacina para Covid-19.

Com todas as dificuldades que envolvem a educação em tempos de pandemia, utilizamos o nosso blog como canal de comunicação para divulgar os principais temas abordados no Enem para que você, estudante do CEEJA, possa aprofundar seus conhecimentos, aonde quer que esteja nesse momento!

 

A IMPORTÂNCIA DO ENEM

imagem de internet

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC), e foi criada em 1998. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Entre os anos 2009 até 2016 o exame serviu também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que voltou a ser realizado a partir de 2017.

O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.

De acordo com o calendário inicial, antes da pandemia o Enem Impresso seria nos dias 1º e 8 de novembro e o Digital, 11 e 18 de outubro. Mas, por conta da pandemia, depois de muita discussão, protestos e polêmicas envolvendo as desigualdades de acesso aos estudos que, até os dias atuais permanecem de forma remota, algumas falas do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, o MEC anunciou o adiamento do exame. Entretanto, o Ministério da Educação elaborou uma enquete virtual para ouvir os estudantes na qual a maioria  votou para a prova ser feita em maio de 2021.  Apesar da votação, foi necessário articular o cronograma com estados e universidades, que usam o Enem como vestibular e agora, as novas datas do Enem são:

O exame tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Já o Enem Digital será no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

BONS RESULTADOS no CEEJA

Muitos estudantes que puderam participar dos Núcleos de Estudo para o Enem e vestibulares alcançaram seus objetivos e realizaram o sonho de cursar Universidade pública.

A estudante Elisangela da Silva Almeida escreveu uma carta de agradecimento ao CEEJA. Nossa ex-aluna superou vários desafios até alcançar uma mudança de vida para poder “sonhar de novo”! Leia Mais

Rosângela da Silva, ex-aluna do CEEJA, atualmente finaliza o segundo ano do curso de Pedagogia da UNESP, câmpus de Marília. Leia mais AQUI

Em 2015, mais de 10 alunos do CEEJA ingressaram já na primeira chamada na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília! Link para ler a postagem clicando AQUI

 

FOCO nos Estudos – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências da Natureza é o conjunto de outras ciências dedicas ao estudo da natureza e os seus fenômenos. Cada campo das ciências naturais estuda áreas específicas do meio natural e utiliza diferentes métodos para colher dados, analisar e comprovar as teorias.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem conta com questões de Física, Química e Biologia.

A Química no Enem

A equipe de Química do CEEJA preparou uma série de postagens que vai abordar os temas de Ciências da Natureza – Química para que você possa aprofundar os seus conhecimentos utilizando o Caderno do Estudante e outras fontes de apoio para complementar a sua aprendizagem!

Vamos aos temas:

Imagem de internet

Transformações químicas

Representação das transformações químicas 

Materiais, suas propriedades e usos

Água

Transformações químicas e energia

Dinâmica das transformações químicas

Transformação química e equilíbrio

Compostos de carbono

Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente

Energias químicas no cotidiano

A cada tema as professoras de Química do Ceeja tratarão sobre os detalhes dos temas que dialogam com o Caderno do Estudante, trazendo dicas de sites, leituras e outras mídias para que você, estudante, possa se apropriar e também auxiliar em seus estudos.

 

Então, se preparem e estudem conosco!

 

Fontes:

  1. Os temas que mais caem no Enem. Disponível em https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/saiba-quais-sao-os-temas-que-mais-caem-no-enem.htm.
  2. Enem: O que cai na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/enem-o-que-cai-na-prova-de-ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias/.
  3. ENEM. Disponível em http://portal.inep.gov.br/enem.

 

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário