Bem Viver CEEJA Educação para o Bem Viver Geografia

Primavera – Estação das Flores!

Fim do inverno (21/09/2020) e início da primavera (22/09/2020)

Significado de primavera

A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão. A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Essa estação do ano sucede o inverno e precede o verão. A primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Em cada um deles, ela se inicia em uma data específica.

Características da primavera

A primavera é conhecida como a estação das flores.
A primavera é conhecida como a estação das flores.

As estações do ano, portanto também a primavera, ocorrem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol. Sabemos que a Terra realiza diversos movimentos, um deles é o movimento de translação, aquele em que o planeta gira em torno do Sol. Esse movimento tem como uma de suas consequências as estações do ano.

Devido à inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, os raios solares incidem distintamente nos dois hemisférios. Assim, em um dado momento, um hemisfério estará mais iluminado do que o outro e, portanto, as estações do ano não ocorrerão simultaneamente nos dois lados.

A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

A atividade de animais polinizadores, como os beija-flores, intensifica-se na primavera.

A atividade de animais polinizadores, como os beija-flores, intensifica-se na primavera.

Equinócio de primavera

O início da primavera é marcado pelo equinócio de primavera. O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incindindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro.

Devido a esse fenômeno astronômico que marca o início da estação das flores, os dias e as noites têm a mesma duração ao longo dessa estação. Deseja saber mais sobre os fenômenos que marcam o início das estações do ano? Leia nosso texto: Solstício e equinócio.

Primavera no Brasil

Quanto às estações do ano, o Brasil é um país bastante peculiar, considerando que as estações não são bem definidas em suas regiões. Isso dificulta a nossa percepção quanto à mudança de estação. O país, com exceção da região Sul, apresenta duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão úmido.

O início da primavera no país marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas. Normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida.

As chuvas costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno e intensificam-se na medida em que o verão aproxima-se. Por esse motivo também, muitas pessoas costumam dizer que durante a primavera o clima fica mais agradável.

O regime de chuvas nessa estação favorece o florescimento de diversas espécies de plantas, fazendo com que as paisagens, que antes encontravam-se secas, ganhem cores, especialmente a cor verde.

Primavera nas regiões brasileiras

A primavera, apesar de possuir características comuns a todo o o território brasileiro, apresenta algumas especificações para cada uma de suas regiões.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os índices pluviométricos tornam-se mais intensos e também mais frequentes. Isso é considerado um marco entre a estação seca (o inverno) e a estação chuvosa (verão). Normalmente essas chuvas são acompanhadas de ventos fortes e granizo.

Especialmente no Centro-Oeste brasileiro, as temperaturas atingem valores muito altos, devido à intensidade da radiação solar e à ocorrência de dias de céu claro.

estação seca continua na região Nordeste no período de vigência da primavera, com exceção dos estados da Bahia, do Maranhão e do Piauí. Nessa região a variação de temperatura é pouca durante o ano, e normalmente a temperatura é alta.

Na região Sul, a questão da pluviosidade não muda tanto, pois o regime de chuvas sofre pouca variação, sendo, portanto, uniforme durante todo o ano. Apesar disso, quando as chuvas convectivas ocorrem, ainda que curtas, são bastante intensas.

região Norte apresenta pouca variação da temperatura ao longo do ano. Durante a primavera, os índices pluviométricos aumentam gradativamente, especialmente entre outubro e novembro.

Primavera no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

As datas de início da primavera nos hemisférios são diferentes. Normalmente, a primavera boreal, como é conhecida a estação no Hemisfério Norte, inicia-se por volta do dia 20 de março e finda-se por volta do dia 21 de junho. A primavera austral, como é conhecida a estação no Hemisfério Sul, inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finda-se por volta do dia 21 de dezembro. Isso significa que enquanto for primavera no Hemisfério Norte será outono no Hemisfério Sul, e vice-versa.

Estação das flores

Muitas flores desabrocham no período da primavera. Isso se deve a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (visto que a primavera representa uma transição entre o inverno e o verão), e ao o regime de chuvas, que se intensifica nesse período. Algumas espécies destacam-se nessa estação, por exemplo:  Girassóis  – Hortênsias  – Hibisco  – Violeta  – Dama-da-noite   – Jasmim-estrela  – Rosas  –  Orquídeas –  Tulipas

Os girassóis são uma das espécies de plantas que florescem na primavera.

Os girassóis são uma das espécies de plantas que florescem na primavera.

Fontes:

SOUSA, Rafaela. “Primavera”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm.

Imagem de destaque: Marília Notícias (disponível na internet).

Você também pode gostar...

Deixe um comentário