Matemática Quarentena

Entenda por que a inflação dos alimentos disparou no país

Com o retorno da inflação, a população mais pobre é a que mais sofre.

Procon no ES cobra providências sobre alta nos preços dos alimentos | A Gazeta

O prato feito dos brasileiros como arroz, feijão, óleo, leite e carnes estão está mais caro desde o início do ano,  segundo os economistas dois fatores explicam a alta dos alimentos.

  • Dólar alto: que incentiva os produtores a aumentarem as exportações, reduzindo, assim a oferta de produtos no mercado interno.
  • Auxílio emergencial: benefício do governo federal estimulou o aumento do consumo. Foi direcionado, em grande parte, para população mais pobre do país, que tem uma cesta de compras formada, em sua maioria, por produtos básicos, como alimentos.

Com dólar muito valorizado em relação ao real, a venda ao exterior se torna uma forte concorrente da indústria brasileira pela compra de produtos do campo. Ao mesmo tempo, deixa o custo de produção da agropecuária mais alto, já que boa parte dos insumos é cotado na moeda americana.  Para que as empresas brasileiras consigam manter os alimentos aqui, é necessário pagar mais. Esta alta não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preço recordes no campo. Porém dois alimentos chamaram a atenção nós últimos dias o arroz uma alta de 19,25%  e o óleo alta de 18,6% no ano.

Assista o vídeo abaixo e entenda o por que da alta dos alimentos:

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. janaina says:

    otima materia parabens. ou seja e os mais humilde esta perdido e ferrado. brasil sem comando

Deixe um comentário