LIBRAS Vídeo

Homenagem aos estudante do CEEJA com deficiência auditiva!

IFMG participa do Setembro Azul & Amarelo — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG

Setembro Azul: entenda porque o mês é tão importante para surdos e pessoas com deficiência auditiva

Para a comunidade surda e de pessoas com deficiência auditiva, setembro é um mês marcante. Há várias datas significativas — incluindo o dia 26, em que no Brasil comemoramos o Dia Nacional dos Surdos. Trata-se de uma homenagem ao professor surdo francês Eduard Huet, que fundou a primeira escola para surdos aqui no país. Graças a essas datas, o mês passou a ser chamado de “Setembro Azul.

A cor faz referência a uma memória triste. Na Segunda Guerra Mundial, Hitler mandava os soldados nazistas amarrarem, nos braços de pessoas com deficiência, fitas azuis para identificá-las como não pertencentes ao ideal da “raça pura”.

Conforme o tempo passou, os surdos transformaram esse fato lamentável em símbolo de resistência. Hoje, o azul representa a luta por representatividade e o orgulho da comunidade surda e de pessoas com deficiência

Outras datas importantes:

Os dias 6 e 11 de setembro marcam outro fato triste: nessas datas do ano de 1880, foi realizado o Congresso de Milão, que proibiu o uso internacional das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Os participantes do evento — na maioria, ouvintes — declararam que a educação oralista era superior à de sinais, pois os gestos afetavam a fala, a leitura labial e a clareza dos conceitos.

Por outro lado, no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A iniciativa foi da Associação de Surdos da Suécia, em 2011.

No Brasil, o dia 26 de setembro foi marcado pela criação, em 1857, do Imperial Instituto de Surdos Mudos. A criação ficou a cargo de Huet, que veio ao país a convite de D. Pedro II. Localizada no Rio de Janeiro, foi a primeira instituição para a educação de pessoas com deficiência auditiva e acabou se transformando no Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), que hoje mantém o ensino e ainda auxilia a formulação das políticas para pessoas com deficiência.

Já no dia 30, temos uma comemoração dupla: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor. 

Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Brasil Escola

Vídeo de homenagem:

Fonte: http://steno.com.br/setembro-azul-entenda-porque-o-mes-e-tao-importante-para-surdos-e-pessoas-com-deficiencia-auditiva/ (acesso 09/09/2020)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário