Arte Educação para o Bem Viver

Cultura em tempos de pandemia!

Durante esse Isolamento Social podemos conhecer um pouco mais da nossa Cultura sem sair de casa, fazendo um tour por famosos museus brasileiros!

Que tal dar um passeio virtual em alguns dos principais centros de arte do Brasil? Você pode conhecer alguns museus nacionais no Google Arts Culture.

Preparados para curtir muita cultura, arquitetura e arte?

MASP | Museu de Arte de São Paulo (SP)

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um museu privado sem fins lucrativos, fundado pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país!Além dos interiores do museu, você pode conferir mais de 1.000 itens e as mostras “Arte na moda: Coleção MASP Rhodia”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, “Arte do Brasil até 1900”, “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, “Acervo em transformação”, “Histórias da Loucura: Desenho do Juquery”

Criado por Lina Bo Bardi, o MASP é o cartão postal de SP com seu vão gigantesco – um dos maiores do mundo!

Criado por Lina Bo Bardi, o MASP é o cartão postal de SP com seu vão gigantesco - um dos maiores do mundo!
Crédito: IStock/@Solange_Z

Vamos conhecer o MASP? Clique aqui e conheça

Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP)

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais dedicado à arte brasileira do século 19 ao contemporâneo. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade!

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 500 itens e a incrível obra “Mestiço”, de Candido Portinari, em alta definição

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Crédito: IStock | Cifotart

Vamos conhecer a Pinacoteca? Clique aqui e conheça

Museu Nacional de Belas Artes (RJ)

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes é o mais importante museu de arte do país. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 2.000 itens e 16 mostras, entre elas “Renina Katz”, “Portinari”, “Djanira: Cronista de ritos, pintora de costumes” e “O Espaço da Arte”.


Crédito: Alexandre Macieira – Riotur

Vamos conhecer o Museu Nacional de Belas Artes? Clique aqui e conheça

MAM SP| Museu de Arte Moderna de São Paulo (SP)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1948. Sua coleção reúne mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira.Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 100 itens e 11 mostras, entre elas “A Arte de Expor Arte”, “Arte Brasileira Sobre Papel”, “Devoção” e “Faces do Desejo”.


Crédito: Divulgação MAM SP

Vamos conhecer o MAM SP? Clique aqui e conheça

Museu Imperial (RJ)

O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943 com grande acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou um acervo de quase 300 mil itens. Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 400 itens e três mostras, entre elas “Paisagem Petropolitana”.


Crédito: Wania Corredo/MTur

Vamos conhecer o Museu Imperial? Clique aqui e conheça

Museu do Futebol (SP)

Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible e pelo gol. Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 700 itens e 14 mostras, entre elas o “Museu do Impedimento”: projeto colaborativo que reúne histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979.


Crédito: SPTuris

Vamos conhecer o Museu do Futebol? Clique aqui e conheça

MON | Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina!Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 600 itens e 9 mostras, entre elas “Ásia: a terra, os homens, os deuses” e “Irmãos Campana”.


Crédito: Claiton Biaggi

Vamos conhecer o Museu Oscar Niemeyer? Clique aqui e conheça

Você também pode gostar...

Deixe um comentário