“A história é o mapa de navegação do mundo, sem ela, não há como navegar até o tempo futuro”.
A História é uma ciência, cujo conhecimento nos permite compreender o modo como as pessoas viviam e se relacionavam em épocas diferentes. Os historiadores pesquisam e contam com muitos registros e documentos, onde todo detalhe é importante. As histórias, podem ser contadas de diferentes formas, os historiadores usam métodos científicos, ensinados e desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa, para analisar, interpretar e escrever o que se passou na história. Nenhuma ciência é neutra, os fatos podem ser relatados de uma maneira ou outra, dependendo da intencionalidade do historiador. No entanto, é importante compreender que a história se dedica aos estudos sobre as ações humanas ao longo do tempo, e, se quisermos compreender melhor os dias de hoje, precisamos refletir junto com ela:
Nesse sentido, a História nos permite:
Compreender as diferentes sociedades (sua organização, sua cultura, seus valores, sua religião, seus problemas, sua organização política, econômica, etc.).
Compreender que a sociedade e as transformações sociais são construídas e impulsionadas pela ação humana, ou seja, pelas pessoas que dela fazem parte.
Conhecer e aceitar as diferenças e a diversidade entre os povos, entre as pessoas (praticar a tolerância, combater o etnocentrismo.).
E o mais importante: o conhecimento histórico, permite que nós estejamos comprometidos com as mudanças sociais que o nosso tempo presente exige, quando observamos os diferentes problemas, conflitos e contradições que os seres humanos enfrentam.