História Roteiros de Estudo Videos Estudo

Afinal, por que estudar História?

“A história é o mapa de navegação do mundo, sem ela, não há como navegar até o tempo futuro”.

A História é uma ciência, cujo conhecimento nos permite compreender o modo como as pessoas viviam e se relacionavam em épocas diferentes. Os historiadores pesquisam e contam com muitos registros e documentos, onde todo detalhe é importante. As histórias, podem ser contadas de diferentes formas, os historiadores usam métodos científicos, ensinados e desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa, para analisar, interpretar e escrever o que se passou na história. Nenhuma ciência é neutra, os fatos podem ser relatados de uma maneira ou outra, dependendo da intencionalidade do historiador. No entanto, é importante compreender que a história se dedica aos estudos sobre as ações humanas ao longo do tempo, e, se quisermos compreender melhor os dias de hoje, precisamos refletir junto com ela:

Nesse sentido, a História nos permite:

Compreender as diferentes sociedades (sua organização, sua cultura, seus valores, sua religião, seus problemas, sua organização política, econômica, etc.).

Compreender que a sociedade e as transformações sociais são construídas e impulsionadas pela ação humana, ou seja, pelas pessoas que dela fazem parte.

Conhecer e aceitar as diferenças e a diversidade entre os povos, entre as pessoas (praticar a tolerância, combater o etnocentrismo.).

E o mais importante: o conhecimento histórico, permite que nós estejamos comprometidos com as mudanças sociais que o nosso tempo presente exige, quando observamos os diferentes problemas, conflitos e contradições que os seres humanos enfrentam.

 

Raquel dos Santos Candido

Raquel dos Santos Candido

"Eu quero ser maior do que essas muralhas que eles construíram ao meu redor"

Você também pode gostar...

Deixe um comentário