Educação para o Bem Viver Geografia Vestibular

10 temas de Geografia mais cobrados no vestibular

Geografia é uma disciplina abrangente que envolve conteúdos relacionados a atualidades, como a chuva ácida, o clima, a vegetação, as regiões do país, os acontecimentos mundiais, entre outros assuntos. Devido a isso, a Geografia é cobrada nos vestibulares e no ENEM em questões interdisciplinares. A Geografia pode ser uma das matérias mais complicadas para os alunos no vestibular e no ENEM, pois envolve muitos assuntos. Com o intuito de auxiliar os estudantes, o Mundo Vestibular preparou um guia sobre os 10 temas de Geografia mais cobrados no vestibular.

1. Relevo

É importante que os alunos tenham conhecimento sobre os processos de formação do relevo e quais são os principais tipos de relevo do Brasil. É necessário também ter conhecimento sobre como se deu a formação dos planaltos e montanhas. É necessário abordar ainda a ocupação do espaço geomorfológico brasileiro e as suas consequências.

2. Globalização

No assunto da globalização deve-se estar atento à internacionalização das relações econômicas entre os países, apoiadas nas novas tecnologias de comunicação e transporte. Esse processo de globalização é relacionado com o tipo de economia de cada país.

3. Urbanização

O tema referente à urbanização abrange assuntos relacionados ao crescimento da área urbana das cidades brasileiras aliado à falta de estrutura para receber esse grande contingente populacional, o que leva a problemas ambientais e sociais.

4. Energia Elétrica

São diversos os processos para a produção de energia no Brasil. É importante que os estudantes saibam quais são os principais tipos de fontes de energia que participam da matriz energética brasileira, como a eólica, a hidráulica, a biomassa, a solar e a das marés. É necessário conhecer as características dessas fontes de energia, saber como cada uma delas é obtida e quais são as consequências do uso destas para o meio ambiente.

5. Problemas Ambientais

Problemas ambientais são assuntos abordados com grande frequência no ENEM e nos vestibulares, não somente em questões relacionadas à disciplina de geografia, mas em todas as áreas do conhecimento. Isso ocorre porque esse é um assunto atual que envolve diversas potências mundiais. É importante que os alunos entendam quais são as causas e consequências dos problemas ambientais para os seres humanos. É aconselhável ainda que os estudantes conheçam os acordos feitos para tentar amenizar os problemas ambientais, como o Rio +10 e o Protocolo de Kyoto.

6. Clima

Elementos climáticos (como pressão atmosférica, umidade, temperatura, fatores que determinam o clima, mudanças climáticas e as suas consequências) são assuntos cobrados com frequência nos vestibulares e no ENEM. É importante também que o aluno esteja por dentro de temas como o aquecimento global e a camada de ozônio, tendo ideia de como eles podem afetar o clima mundial.

7. Teorias Demográficas

Saber quais são as teorias demográficas Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista e as principais características delas é o gancho para este assunto. Além disso, recomenda-se conhecer os erros das teorias demográficas e a volta da Teoria Malthusiana após a segunda guerra mundial. Podem aparecer questões que relacionam passagens do livro “O Inferno”, de Dan Brown, pois a obra discorre sobre a população.

8. Migrações Internacionais

Esse é um assunto que exige cuidado, pois confunde os alunos e pode ser abordado de diversas maneiras. Esse tema inclusive já foi cobrado na redação do ENEM. Conhecer os novos fluxos migratórios, a motivação econômica e política destes migrantes, saber o que é xenofobia e como ela ocorre são os principais temas desta área. Pode ser abordada também a rota feita pelos haitianos para o Brasil, que é utilizada por migrantes de outras nacionalidades.

9. Solos

formação dos solos é um processo que deve ser entendido tanto no contexto da ação do intemperismo químico quanto do físico, no que diz respeito à formação do relevo. Faz-se necessário entender, também, como a decomposição e o desgaste das rochas auxilia na formação dos solos. Em relação ao uso dos solos, os alunos devem saber quais são as formas sustentáveis de produção agrícola e quais causam degradação (como o agronegócio).

10. Recursos Hídricos

Saber que as áreas sedimentares, as regiões tropicais e as bacias hidrográficas são consideradas áreas estratégicas para o aproveitamento da agricultura em áreas secas através da irrigação, para a produção de energia renovável e para o transporte, na tentativa de reduzir seus os custos e aumentar a competitividade dos produtos agrícolas são os temas mais cobrados neste assunto.

Texto publicado originalmente no site Mundo Vestibular: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/geografia/os-10-temas-de-geografia-que-voce-precisa-entender

Você também pode gostar...

Deixe um comentário