DESTAQUES Química

Química: “da comida que fazemos até o banho que tomamos”

CURIOSIDADES DA QUÍMICA NO DIA-A-DIA

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?

Não é do conhecimento de todos, mas o estudo dessa ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Imagine se uma pessoa que viveu no século XVI pudesse viajar pelo tempo e ver as inúmeras novidades do século XXI? Ela iria encontrar, por exemplo, um aparelho chamado televisão que é um produto da era tecnológica na qual vivemos e se perguntaria: Como isso é possível?

Daí você pode pensar: Mas o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente.

AFINAL O QUE FAZ DA QUÍMICA UMA MATÉRIA TÃO INTERESSANTE?

É justamente o fato de que ela responde a todas as suas dúvidas, ou seja, a Química tem resposta para todos os acontecimentos curiosos e ainda: o estudo desta ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Aqui estão algumas curiosidades…

• Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, basta apenas esfregar a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.

• A Coca-Cola é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos.

• Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre? Uma gota em cada lente é o suficiente.

• O ferro de passar roupa sem antiaderente desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro? Coloque um pouco de pasta de dente branca em um pano e esfregue, após com um pano limpo retire o excesso.

• Para evitar cheiro na geladeira coloque uma caixa de bicarbonato de sódio aberta. Ele absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O PORQUÊ?

Aposte na pimenta! Conheça 6 tipos que ajudam o organismo a ...Por que a pimenta arde na boca?

Por causa da capsaicina, substância concentrada na placenta, parte branca onde as sementes da pimenta estão presas. Mas apesar de ser responsável pelo ardido, a capsaicina não tem sabor nem cheiro.Ela funciona como um estimulador. Assim que é ingerida, estimula as células nervosas da boca e envia uma mensagem de desconforto ao nervo trigêmeo, que faz os olhos lacrimejarem e irrita o nariz.

Cientistas criam técnica para 'descozinhar' ovos - Jornal O GloboPor que a clara cozinha antes da gema do ovo?

Por sua maior densidade, a gema necessita de cerca de 8ºC a mais do que a clara para seu cozimento. A clara então, cozinha, protege a gema deste calor por até 3 minutos, adiando seu cozimento.

Por que algumas frutas escurecem depois de cortadas, e como evitar ...Por que algumas frutas ficam mais escuras quando cortadas?

O oxigênio entra em contato com as substâncias presentes nos tecidos das frutas, ocasionando uma oxidação dos compostos fenólicos deste alimento.

Agora você saberá exatamente porque chora ao cortar cebolas - GooruPor que choramos ao cortar cebola?

O que acontece é que uma das células da cebola é rica em sulfuretos, enquanto a outra é rica em enzimas. Quando cortada, as células da cebola se misturam, ocorrendo uma reação entre suas substâncias que resulta numa terceira: o ácido sulfênico. Esse ácido é transformado em gás e, quando em contato com a água, uma fraca solução de ácido sulfúrico é produzida. Como os olhos estão sempre úmidos, ocorre essa transformação do gás em ácido e, consequentemente, acontece a irritação dos olhos.

Pipoca Engorda ou Emagrece? Análise Completa - MundoBoaFormaPor que a pipoca estoura?

É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão faz com que os grãos explodam e esse núcleo se torna aquela parte branca da pipoca que todos nós adoramos.

Por que o leite sobe ao ferver?O Leite Está Fervendo Sobre A Caçarola Foto de Stock - Imagem de ...

O calor separa a água e a gordura, que tende a subir formando uma película. O vapor d’água exerce grande pressão que rompe esta barreira e faz com que o leite transborde.

7 usos do bicarbonato de sódio na cozinha que você deveria ...Por que ao usar fermento no preparo de bolos e pães a massa cresce?

Porque libera gás carbônico (CO2) em reações químicas, formando bolhas no meio da massa que fazem com que ela aumente de tamanho e fique fofa.

Por que a água não limpa superfícies sujas de óleo e o detergente sim?Água, óleo e detergente - Química Geral - YouTube

Nesse caso, há uma relação de polaridade: a água tem comportamento polar e o óleo apolar. Por isso, os dois componentes são heterogêneos e não se misturam. Já o sabão, tem comportamento bipolar, capaz de limpar uma superfície oleosa.

7 dicas de ouro para organizar a geladeira e conservar melhor os ...

Por que a maioria dos alimentos deve ser conservada na geladeira para não estragar?

A geladeira tem a função de controlar a temperatura, fazendo com que os alimentos demorem mais tempo para se degradarem. O aumento da temperatura ocasiona o aumento da velocidade de proliferação de microorganismos, causando o apodrecimento do alimento.

Por que se usa sal para conservar carne seca e bacalhau?bacalhau salgado - amorpelacomida - Receitas Saudáveis com a Chef ...

O sal é um agente desidratante. Quando o alimento é salgado, ele retira toda a água, que é fundamental para a proliferação dos microorganismos que estragam o alimento. O sal retira a água da carne por osmose, que é um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém o sal).

Por que o gás Hélio afina a voz?curiosidades-quimicas-5
Pois bem, o ar que respiramos é constituído por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2). O que acontece é que o gás hélio é bem mais leve que esse ar que respiramos (cerca de 7 vezes mais leve). A velocidade de propagação do hélio é, então, maior que a propagação do ar atmosférico. Por isso, quando o hélio é inalado, a velocidade com que a voz se propaga é bem maior se comparadas com as condições normais. Consequentemente, a frequência da voz se altera, provocando um timbre mais fino.

Essas são apenas algumas das curiosidade explicadas pela Química, o que torna essa ciência maravilhosa.Tudo é composto por substâncias químicas. O ser humano, por exemplo, é um amontoado de carbono, oxigênio, hidrogênio e outros 18 elementos. Assim como nós, todos os objetos são feitos de átomos que interagem entre si e formam uma infinidade de substâncias com propriedades diferentes.

“É impossível ignorar a Química porque ela está presente em todas as nossas atividades, da comida que fazemos até o banho que tomamos”, afirma o químico Joe Schwarcz, da Universidade MacGill, Canadá.

O vídeo abaixo conta um pouquinho da História da Química e seus Campos de Aplicação:

Fontes:

youtube:Química,sua História e seus Campos de Aplicação.

https:// peterchemical.com.br/4-curiosidades-químicas

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/curiosidades-quimicas.htm

Você também pode gostar...

Deixe um comentário