#formaçãohumana A vez delas Educação em tempos de pandemia

O CEEJA Convida: “A Vez Delas” está de volta!

Projeto do CEEJA Valoriza a Voz das Mulheres!!

As educadoras do CEEJA Raquel Cândido e Quelselise Xavier (disciplinas de História e de Química, respectivamente) em parceria com Prof Doutor João Paulo Francisco de Souza (Educador do CEEJA e Mediador do Projeto) por meio de Rodas de Conversa que acontecem na Escola, trazem reflexões, discussões, leituras de poemas e desenvolvimento de temas abrangentes do dia-a-dia em que possam ocorrer trocas de saberes e a interação entre alunos e alunas a fim de que ocorram transformações e mudanças de atitudes!

Momento de Leitura Compartilhada

As rodas ocorriam no ambiente escolar do CEEJA, porém, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Roda volta de forma totalmente virtual em que as estudantes poderão interagir de forma remota por meio de aplicativo de videoconferência.

De acordo com a Profa de História do CEEJA Raquel Cândido – uma das idealizadoras do Projeto, Mulher, Negra, Mestranda pela UNESP, é através das rodas que busca-se desenvolver com os alunos de fundamental e médio o espírito crítico em relação à historicidade da condição feminina; estabelecer relações entre a luta feminina e a ampliação dos direitos civis e se estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres.

Alicerçada nas reflexões de gênero, as temáticas desenvolvidas na roda de conversa “A Vez Delas” impulsionam a socialização de ideias e conceitos numa troca de saberes para a construção coletiva de valores, em que o gênero não seja apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de uma sociedade justa, pacífica, próspera e sustentável.

Este objeto de conhecimento perpassa um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS nº5) estabelecidos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que visa alcançar a igualdade de gênero ao empoderar todas as mulheres e meninas, como ressalta a Profa de Química, Quelselise Xavier, Mulher, Negra e trabalhadora da Educação.

Em 2020, com o distanciamento praticado por muitas pessoas, as mulheres em especial têm sofrido mais com Violência Doméstica. O Projeto colabora para o despertar das reflexões em relação às mudanças de atitudes que transformam o ambiente que dividimos com as outras pessoas e assim, proporcionar relacionamentos de respeito, de solidariedade, de lutas e do Bem Viver.

 

Este Encontro acontecerá por meio de aplicativo de videoconferência e pretende abordar o contexto feminino em tempos de pandemia. Haverá leitura compartilhada de poema, troca de saberes entre as participantes e conta com as intervenções da Psicologa Anne de Lima, Colaboradora e Parceira do Projeto do CEEJA.

Da esquerda para direita, Profa. Raquel,  a Psicóloga Anne e a Profa. Quelselise

 

A Roda acontecerá no dia 13/08/2020 (Quinta-Feira) às 19h30. 

* O link para acesso à roda virtual será disponibilizado aos interessados com antecedência.

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário