Português Renata Gomes Pierucci

O que é Artigo de Opinião?

Conheça um dos gêneros que mais são propostos nas redações de vestibular

O Artigo de opinião é um dos gêneros mais pedidos nos vestibulares e é fácil entender seu formato porque é o vemos diariamente ao ler jornais, revistas, sites e até mesmo blogs.

Sua característica principal é apresentar e defender um ponto de vista. Para isso, é preciso colocar no texto sua opinião baseada em fatos, o que vai levar as pessoas a refletirem sobre o assunto.

Os artigos de opinião são escritos com a norma-padrão da Língua Portuguesa, ou seja, são textos com as palavras do dia a dia, que são de fácil entendimento a todos. Para este tipo de texto, há três partes fundamentais para a produção: A Introdução com tese, o desenvolvimento com argumentação e a conclusão.

  • A Introdução com tese: No primeiro parágrafo explique o tema e qual sua opinião sobre ele, sem dar muitos detalhes.
  •  Desenvolvimento com argumentação: Nos próximos parágrafos coloque todas as demais informações sobre o tema e seu ponto de vista. É importante colocar as referências que usou para formar aquela opinião.
  • Conclusão: Reforçar no último parágrafo, de forma curta, qual sua visão sobre o tema apresentado.

Para entender melhor, segue exemplo de artigo de opinião:

Trecho de artigo de opinião sobre “Educação”

A educação no Brasil tem sido discutida cada vez mais, uma vez que ela é o principal aspecto de desenvolvimento de uma nação. Enquanto nosso governo investe na expansão econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando, assim muitos problemas estruturais.

É principalmente nas pequenas cidades que o investimento para a educação é mal aplicado e, muitas vezes, as verbas são desviadas. Por esse motivo, o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que o descaso com a educação persista.

Dica de ouro para o vestibular:

Antes de dar início ao texto reflita sobre a sua opinião, mesmo que isso leve alguns minutos. Escreva em tópicos e faça um planejamento sobre o que quer dizer em cada parágrafo – lembrando que não precisa ser extenso. Depois, faça um rascunho, mas como se fosse o produto final, e antes de passar a limpo leia o material ficando atento as palavras e questões de ordem gramatical. Faça as correções necessárias e transfira para sua prova.   https://www.youtube.com/watch?v=_S3w9FepIFE

Fonte: https://blog.imaginie.com.br/artigo-de-opiniao/ https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário