Escola

As imagens que fazemos dos outros são sempre verdadeiras?

Stereotypes are simplified views or generalizations about people; things, and places, based on their appearance or background.

Estereótipos são visões simplificadas ou generalizações sobre pessoas, coisas e lugares, baseadas na sua aparência ou origem.

O estereótipo é simplesmente o “rótulo” com que costumamos classificar certos grupos de pessoas, e é muito mais comum do que possa parecer.

É introduzido no seio da sociedade e se agrega a psique das pessoas por meio de anedotas, frases feitas, “adágios”, contos populares etc, pois, desde a mais tenra idade, as pessoas são condicionadas a acreditar que certos grupos de pessoas estão ligados a determinados atributos ou características.

Este condicionamento, ou esta verdadeira lavagem cerebral, ocorre às vezes de forma bastante despretensiosa quando as pessoas, por exemplo, afirmam convictamente ou em tom de gracejo que “o negro é malandro”, “o negro só sabe jogar bola e sambar”, “o português é burro”, “o judeu é negociante e é capaz de vender qualquer coisa”, “o negro quando não erra na entrada, erra na saída”, “as mulheres só têm jeito para cuidar de crianças”, “velhos são pessoas doentes”, “as mulheres bonitas são burras”, “as mulheres não são boas para comandar porque são excessivamente emotivas”, “as mulheres só conseguem alcançar o topo da carreira seduzindo”, “os bahianos não gostam de trabalhar”, “o carioca é malandro”, “o brasileiro procura levar vantagem em tudo” etc.

O estereótipo enquanto um modo de representação social determina as relações grupais, fazendo com que as pessoas tenham uma percepção diferenciada dos elementos que caracterizam o outro grupo.

Para Bhabha, quando por meio da interação cultural os significados e valores são mal interpretados, surgem problemas entre grupos, surgem os estereótipos, as representações sociais estereotipadas.

Ele parte da ideia que o estereótipo é algo que define o outro a partir de nossos preconceitos,  ou seja, de uma imagem idealizada . Nesse sentido, o estereótipo é uma pré-construção ou uma montagem ingênua da diferença.
A padronização e a repetição disso  contribuem para a criação de uma verdade que é dificilmente questionada.

  • E você, o que pensa sobre os estereótipos? As imagens que fazemos dos outros são sempre verdadeiras?
  • A primeira impressão que temos de uma pessoa é realmente a que fica ou ao conhecermos de fato essa pessoa podemos descobrir mais sobre ela?

 

fonte: https://cafecomsociologia.com/esteriotipos/

fonte: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/viewFile/3259/2669 (Revista Educação e Emancipação, São Luís/ MA, v.5, n.2, jul/dez. 2012)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário