Escola

Dom Casmurro, de Machado de Assis

LER É SONHAR, VIAJAR E SOLTAR A IMAGINAÇÃO!

Dom Casmurro é um romance de Machado de Assis publicado em 1899 e narrado em primeira pessoa pela personagem Bentinho. Ele conta a história de Bento Santiago, o protagonista-narrador, que tem uma relação amorosa com a Capitu.
Traçando um retrato moral da época, a obra é considerada a maior de Machado de Assis e uma das mais importantes da literatura brasileira. Esse romance explora temas como desconfiança, ciúme e traição. Embora o narrador pareça ter a certeza, o leitor fica com dúvida se Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é FE48C49E5.jpg

Enredo

A narração começa quando Bentinho descobre que está apaixonado pela sua vizinha e amiga de infância, Capitu. Entretanto, sua mãe, Dona Glória, muito religiosa, havia prometido que se o filho nascesse com saúde, faria dele padre. Assim, aos quinze anos, Bentinho se vê obrigado a partir para o seminário, apesar de estar apaixonado e não ter vocação.

Quando começam a namorar, Capitu pensa em vários planos para livrar Bentinho da promessa. Nenhum deles funcionam e o menino acaba partindo para o seminário. Durante a sua ausência, Capitu se aproxima de Dona Glória, se tornando cada vez mais indispensável para a viúva. No seminário, o protagonista encontra um grande amigo e confidente, de quem se torna inseparável: Escobar. Confessa ao companheiro o amor por Capitu e este o apoia, dizendo que também quer sair do seminário e correr atrás da sua paixão: o comércio.

Aos dezessete anos, Bentinho consegue sair do seminário e começa a estudar Direito. Após a conclusão dos estudos, ele se casa com Capitu e Escobar com Sancha. Os dois casais são unidos. Escobar e Sancha tiveram uma filha, a quem colocaram o nome de Capitolina. Depois de muita dificuldade para a Capitu engravidar, ela dá a luz a um menino, a quem retribui a homenagem do casal de amigos colocando o nome dele de Ezequiel.

Todavia, o narrador começa a ver diversas semelhanças entre o seu amigo e seu filho, o que o desconfiar que sua esposa o traiu. Ele decide se suicidar bebendo café envenenado, mas Ezequiel chega e interrompe a sua ação. No momento que Bentinho revela ao seu filho que ele não é seu pai, Capitu chega bem na hora. Após isso, o casal tem desentendimentos e decide se separar.

Capitu e o filho vão para Europa. Após a morte da mãe no exterior, Ezequiel tenta tratar as relações com o pai, mas Bentinho não aceita e, assim, Bento Santiago vive solitariamente.

Fonte: www.culturagenial.com/livro-dom-casmurro-de-machado-de-assis

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Profa. Wendi Francine Benta Martinez

    Esse tom de suspense no ar é o que mais torna admirável Machado de Assis… sempre intrigando a curiosidade do leitor.

Deixe um comentário