Escola

Você é do tempo quando se escreviam cartas?

A tecnologia facilitou a comunicação e poucos ainda mandam as cartas

 

A carta em formato padrão também é um gênero frequentemente pedido nos vestibulares e concursos. É um formato simples, mas com algumas regras que não podem ser esquecidas.

Estrutura que ficou mais conhecida

Local e Data: Na primeira linha, coloque a data e a cidade em que você escreve, alinhando a frase a esquerda.

Vocativo: Comece com uma frase direcionada a pessoa, como por exemplo: “Minha querida” ou “Amigo Paulo” – e após, coloque uma vírgula ou dois pontos.

Corpo do Texto: Coloque nos demais parágrafos o que deseja dizer a pessoa.

Despedida: Coloque uma saudação ao final do texto, alinhando à direita. Exemplo: “Atenciosamente”, “Saudades” ou “Até Breve”.

PS: Se necessário utilize as siglas de post scriptum para colocar algo importante que tenha esquecido de colocar na carta.

Confira abaixo a carta exemplo:

Marília, 23 de julho de 2020.

Queridos alunos do CEEJA,

Espero que todos estejam bem. Nós, professores da equipe de Língua Portuguesa, estamos nos cuidando e buscando criar conteúdo de qualidade para que vocês continuem aprendendo neste momento de distanciamento social, que infelizmente não permite nosso contato diário.
Gostaríamos de reforçar a importância dos cuidados com a higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão ou passando o álcool em gel, e máscaras toda as vezes que sair de casa. Estas medidas são simples e garantem a saúde de todos.
Em relação aos estudos, gostaríamos de tranquilizá-los, estamos vendo o esforço de cada um, diante das inúmeras dificuldades, para dar continuidade aos estudos. Vocês são prioridade e vencedores.

Até breve
Professoras Angela, Elaine, Renata e Sabrina

Modelos de carta formal e carta informal


Que tal enviar uma carta para um amigo distante e reviver essa experiência?

Você também pode gostar...

Deixe um comentário