Escola

“As Várias Vozes do CEEJA”: estudante realiza análise do Mundo Pós-Pandemia!

Distanciamento do Saber?

Especialistas alertam que pais devem conversar com filhos sobre ...
Imagem de Internet

A pandemia causada pela Covid-19 estabeleceu o estado de distanciamento social que obriga a todos pelo Mundo a não frequentarem as Escolas e afastou os estudantes, os professores e toda Comunidade Escolar. Este fato está causando um impacto enorme (ainda mais no Brasil) nas diretrizes educacionais, além da rotina da Escola que se tornou totalmente diferente do que todos nós estávamos acostumados.

Existem várias reflexões sobre como se dará o Ensino Público no momento pós pandemia. Como serão as aulas? Como estará a saúde dos professores e estudantes quando as aulas retornarem? Vai dar tempo de recuperar os conteúdos? São muitas perguntas e poucas respostas neste momento. Na contramão da negatividade e pessimismo que o momento impõe, trazer os saberes dos estudantes abordando as diferentes realidades vivenciadas por eles, que mostram como estão enfrentando as muitas barreiras e dificuldades do ensino “remoto”, ajuda a entender o papel transformador da Educação, pois mesmo fora do ambiente físico da comunidade escolar, não falta aos estudantes a vontade de aprender, de serem ouvidos, de fazerem parte da construção do seu próprio saber, de quebrar as barreiras tecnológicas e existir, apesar dos pesares, contribuindo para enfrentarmos esse momento difícil e através do Projeto “As Várias Vozes do CEEJA” apresentamos o relato da estudante do Ensino Médio, Luzia Rodrigues de Souza.

A Voz da Luzia – mulher, trabalhadora e estudante do CEEJA!

Luzia Rodrigues de Souza, é nascida em Janaúba/MG e mora em Pompéia/SP. Estuda no CEEJA desde fevereiro de 2017 e gosta das aulas de Português, Biologia e Química.

As questões reflexivas a seguir procuram traduzir as visões de Mundo que nossa estudante faz do momento:

A imagem pode conter: 1 pessoa

Como você está se sentindo nesse momento de distanciamento social, e o que você espera do futuro, após pandemia?

Nos primeiros dias, semanas foram difíceis,  pois me senti muito triste, angustiada, com medo e muitas incerteza.  Tudo passou a ser muito limitado. No dia a dia não era preciso ter que ter horário para permanecer em alguns lugares, permanecer próximo uns dos outros, utilizando máscara, álcool gel e mantendo com um distanciamento com o próximo. Espero que a gente possa prosseguir com alguns cuidados que continuarão sendo essencial em nossas vidas , tanto na higienização e na ação uns com os outros por meio  da doação, partilha, respeito, cuidados e valorização, união e amor uns com  os outros.

Quais reflexões você faz desse momento de pandemia e quais atitudes você passará a adotar após pandemia, que você não fazia antes?

Nenhuma descrição de foto disponível.
Carta para o Futuro de Luzia

 

Acredito que devemos valorizar pequenos detalhes e valores que fazem parte de nossas vidas. Após a pandemia passar devemos continuar com alguns cuidados e não deixando de lado o que adquirimos de valor dentro desse tempo que tivemos de reflexão e aprendizado.”

 

Nossa estudante é o símbolo de luta das Mulheres!  Mulher, Mãe e Avó zelosa, Luzia trabalha como empregada doméstica em casa de família há muitos anos, o que mostra sua nobreza, profissionalismo e confiança. Tem vontade de terminar seus estudos para cursar Faculdade. No dia de folga na semana ela se dedica aos estudos, pois vem para o CEEJA logo pela manhã para aproveitar cada minuto de conhecimento que adquire e constrói, no momento, nas aulas de Química. Luzia ainda é ativista religiosa na Paróquia da sua cidade, ajudando dezenas de famílias carentes da Comunidade que, mesmo em tempos de pandemia, continuam necessitando do básico. É uma Mulher forte que enfrenta qualquer desafio, até mesmo a inclusão digital na qual está se revelando, mais uma vez, como ótima aluna! Luzia diz que conta com a ajuda do filho Vinícius que a está ajudando a se adaptar com as tecnologias neste momento para que ela possa estudar, participando efetivamente das aulas remotas.

Luzia é inspiração e contribui muito para o Bem Viver sempre com suas palavras agradáveis, de otimismo e esperança em dias melhores, apesar de todas as suas lutas diárias. Uma verdadeira prova do que a Educação é capaz de realizar em nossas vidas!

Agradecemos à Luzia por sua ativa e intensa participação nas aulas do CEEJA!

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. ceeja-admin

    PARABÉNS Luzia, sua história de busca ao conhecimento com certeza inspira várias outras pessoas!

Deixe um comentário