Escola

Energias limpas x Respeito aos povos originários

CEEJA: Educação para o Bem Viver!

Em consequência das construções de barragens para formação de hidrelétricas há uma extinção de povos ribeirinhos que vivem de forma secular aproveitando os recursos naturais dos rios de forma razoavelmente sustentável assim como os povos indígenas que também são diretamente prejudicados( culturalmente, extinção territorial).

É indubitável o conhecimento de que as tribos indígenas desenvolvem uma conexão intrínseca com o seu lugar de origem, portanto, não há como separar o indígena da terra, pois se é que existe compensação pelo território perdido na forma de terras de um lugar diferente do seu por direito, o mesmo acaba perdido e sem sentido de vida.

O ribeirinho conhece o rio como sua própria casa e as suas espécies de peixes que muitas vezes são únicas e apenas estas pessoas sabem o seu comportamento, algo que muitos pesquisadores desconhecem, sendo que muitas espécies migratórias são impactadas e até mesmo extintas, embora sejam valorizadas pelas populações locais e seus mercados consumidores.

E para você, as hidrelétricas são as fontes mais limpas de matriz energéticas?

Proveniente das usinas hidrelétricas, elas capacitam toda a estrutura atual de funcionamento existente no país. Outras fontes renováveis, são as térmicas solares, como a apresentada logo abaixo:

Bancos disponibilizam financiamento para quem quer produzir ...

 

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário