O Homem Que Calculava – Malba Tahan
Heterônimo de Julio César de Mello Souza
Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil.
Um clássico da literatura infanto-juvenil que traz as proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir e suas incríveis aventuras nas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. Une ciência e ficção.
A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista. Por isso, o livro é indicado como um livro paradidático em vários países, tendo sido citado na Revista Book Report e em várias publicações do gênero.
O vídeo sugerido trás uma das histórias do livro “O homem que calculava” onde o calculista Beremiz desafia 3 irmãos e calcular a partilha de 35 camelos. Vale a pena conferir!
Mais informações sobre o autor:
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre; IMPA.