Escola

(2) Cultura e Esportes: como a pandemia afeta os jogos olímpicos?

Você já parou para pensar na relação entre cultura e esporte?

À primeira vista, pode até parecer que um não tem nada a ver com o outro, mas na verdade eles andam de mãos dadas. Os dois são elementos importantes para o desenvolvimento e o crescimento das pessoas. Conhecer a cultura de uma sociedade significa entender a influência da prática esportiva dentro dela. Se as diversas regiões do Brasil demonstram hábitos e costumes tão particulares, nas práticas esportivas isso também acontece.

Para compreender a cultura, é preciso reconhecer que ela consiste na soma dos conhecimentos acumulados por um povo, sejam eles relativos à língua, à alimentação, às crenças, aos hábitos ou aos costumes e etc.

Atividades ligadas à cultura e esporte no Brasil tem um forte peso econômico e poderia ter mais se houvesse maiores incentivos e políticas públicas para esses setores.

anéis olímpicos cores continentes - Pesquisa Google | Atletas ...

Os grandes eventos esportivos, como os jogos Olímpicos, são também um encontro de diferentes culturas, pois deles participam atletas de todos os continentes. O próprio símbolo dos jogos Olímpicos faz referência a esse encontro de culturas. Cada um dos seus aros simboliza um continente: o azul representa o continente europeu; o amarelo, a Ásia; o preto, a África; o verde, a Oceania; e o vermelho, a América.

Falando em Olimpíadas, uma notícia que foi muito comentada esse ano, sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, coloca em evidência quais seriam os impactos para o país que iria sediar às Olimpíadas e para todo o mundo.

Para as Olimpíadas no Japão, eram esperados 11.000 atletas olímpicos e 5.000 paralímpicos. Uma cidade que sedia os Jogos Olímpicos costuma receber uma quantidade grande de turistas estrangeiros também. Em Londres, em 2012, foram 470 mil, enquanto que o Rio de Janeiro contabilizou cerca de 410 mil, segundo informações oficiais.

Os Jogos Olímpicos foram cancelados apenas três vezes, por conta de guerras mundiais. Em 1916 (seriam em Berlim), por causa da Primeira Guerra, e em 1940 (Tóquio) e 1944 (Londres), por causa da Segunda Guerra.

Reflexão

1- Pense em como é importante uma criança praticar atividades físicas em vez de ficar em frente à televisão ou jogando games o dia todo. Em sua opinião, que contribuições o esporte pode proporcionar à vida de crianças e adolescentes?

2- Como o esporte pode gerar emprego e renda para pessoas?

3 – Quais os impactos econômicos o cancelamento das Olimpíadas pode gerar para um país?

Referência:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/03/Coronav%C3%ADrus-o-poss%C3%ADvel-impacto-de-adiar-a-Olimp%C3%ADada-de-T%C3%B3quio

Você também pode gostar...

Deixe um comentário