As várias vozes do CEEJA
A escola CEEJA perguntou aos estudantes: “Se você fosse abordado (a) pela produção de um importante programa de da mídia e tivesse a oportunidade de falar sobre os seus Medos ou Anseios sobre o mundo após Pandemia do Coronavírus, o que você falaria?”
Acompanhe a resposta da estudante do Ensino Fundamental do CEEJA:

Meu nome é Shirley Sanches, curso o 9º ano no CEEJA de Marília e diante do cenário de ambiguidade causado pela pandemia de covid-19 muitos aspectos negativos e até outros positivos afetaram a população mundial.
A pandemia mostrou ainda mais o grande impacto que a população já vem sofrendo há muito tempo, o que vem acarretando cada vez o cenário de pobreza diante do avanço do novo coronavírus – afetando mais fortemente as pessoas de classes menos favorecidas.
A pobreza sempre foi um impacto muito grande em todo o planeta terra, mostrando uma economia que favorece apenas mais fortes. Devido ao cenário atual, muitas pessoas estão enfrentando muitas dificuldades para conduzir seu dia a dia, estão perdendo o trabalho, tendo o salário reduzido etc. O número alto de desemprego também tem afetado de forma geral essa economia, gerando um forte uma grande desigualdade social.
O desemprego e a pobreza afetam, portanto, de forma que o dinheiro não gira e a demanda do real aumenta cada vez mais, de modo que outras moedas estrangeiras acabam influenciando tudo isso também e fazendo com que a procura de demanda das mercadorias sejam maiores. Para nós, brasileiros, que vivemos em um país emergente da qual importamos muitas mercadorias estrangeiras, não temos capital suficiente para girar economia e com isso há o aumento de mercadorias em estoque.
O governo brasileiro estabeleceu um auxílio aos mais pobres, mas uma parte dos brasileiros ainda assim se aproveita da situação tirando de quem realmente precisa e fazendo com que a dívida do Brasil junto da economia fiquem maiores no decorrer dos tempos.
A solidariedade e empatia após essa pandemia
O mundo não será o mesmo, nem todos vão se colocar no lugar um do outro, muitos ainda não aprenderam o poder que tem vindo da solidariedade e outros absorveram pouco a ideia de que o mundo é um lugar melhor dando as mãos para o próximo que necessita de uma ajuda. Cada um tem que rever seus valores e hábitos na sociedade.
Nós teacher (professoras) Gloriette (Glória) e Wendi agradecemos a aluna por sua participação colaborativa em nosso Blog do CEEJA.
Adoro fazer parte desse trabalho CEEJA e aprendo cada dia mais!! Parabéns teacher Wendi! Parabéns aluna Shirley pela ótima postagem!! 🙂
Muito gratificante ver a dedicação de nossos alunos. Obrigada teacher Glória pelo apoio e Parabéns Shirley por sua postagem! Realmente aprendemos muito mais que ensinamos, nossos alunos dão um show!