Escola

A crise econômica atinge jovens no mercado de trabalho?

Juventude e Trabalho

Emprego

A crise econômica global por conta da pandemia do coronavírus está afetando principalmente os jovens recém entrados no mercado de trabalho ou prestes a entrar nele. O diagnóstico é feito pelo economista Stefano Scarpetta da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, estima que 1 em cada 5 jovens do mundo tenha tido que parar de trabalhar por conta da pandemia.

Os que conseguiram se manter empregados tiveram sua jornada reduzida, em média, em 23%. A pandemia está impondo um choque nos jovens. Não apenas destruindo seus empregos, mas também interrompendo sua educação colocando enormes obstáculos no caminho do que estão tentando entrar no mercado de trabalho ou trocar de emprego.

E os que ainda estão se preparando para entrar no mercado de trabalho o farão um período de pouquíssimas oportunidades. No Brasil, que começava a ensaiar uma leve recuperação da recessão econômica, os dados coletador pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 1,2 milhão de pessoas adicionais entraram na fila do desemprego no primeiro trimestre de 2020.

Entre os jovens de 18 e 24 anos, o desemprego subiu de 23,8% para 27,1%, isso é mais que o dobro da média nacional de desemprego, de 12,2%. É preciso dar apoio aos jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho, com orientações sobre como se qualificar, mantendo programas de mentoria e aprendizagem e combinar aprendizado no trabalho com educação para os que podem ter deixado a escola cedo demais. Uma “mensagem importante”, conclui Scarpetta, é “ajudar os jovens a aprender a aprender”.

“Queremos que eles saiam da escola não apenas com boas habilidades, mas com a capacidade de adaptar essas habilidades, se precisarem. E continuarem a aprender ao longo da vida profissional.”

Assista o vídeo abaixo para conferir as taxas de desemprego no Brasil durante a pandemia do coronavírus.

 

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. ceeja-admin

    Bela postagem……é importante nos informar sobre tudo.
    Uma grande tristeza, mas é fato.

  2. ceeja-admin

    Uma postagem de grande relevância a todos!!

Deixe um comentário