Escola

Metamorfoses do Espaço Habitado

Geografia: não é suficiente falar do espaço!

Milton Santos concebeu este livro, em colaboração de Denise Elias, com o objetivo de debater algumas realidades do presente e os conceitos delas resultantes. Para isso, procura situar a geografia no contexto do mundo atual nos dois capítulos iniciais do livro, buscando nos demais rediscutir categorias tradicionais e sugerir algumas linhas de reflexão metodológica, tomando como ponto de partida as metamorfoses do espaço habitado.

Para o autor, não é suficiente falar do espaço, mas é preciso definir categorias de análise e defini-lo à luz da história concreta, diferenciando-o, assim, da paisagem e da configuração territorial, ainda que estas compareçam como categorias fundamentais para seu entendimento. Nessa discussão, tem papel fundamental o reconhecimento da imbricação crescente entre o natural e o artificial, tema que permite retomar a discussão sobre a dicotomia entre geografia física e geografia humana.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. ceeja-admin

    Parabéns pela postagem e obrigada Silvia pela dica de leitura.

  2. ceeja-admin

    Bem difícil falar sobre a Geografia no contexto atual né? Mas me deixou instigada a leitura para saber mais sobre o tema. Parabéns pela postagem professora Silvia! 🙂

Deixe um comentário