Escola

CEEJA – uma escola da diversidade e da justiça social!

Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), instituiu desde 2008 o direito ao conhecimento das pessoas com necessidades especiais para uma educação pública, inclusiva e de qualidade.  

Lançada pela política nacional por meio de emenda constitucional à convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), o decreto assegura os direitos das pessoas com deficiência a compartilhar o ensino mesmo com qualquer tipo de deficiência.

No ensino integrado, os jovens e adultos ao serem adaptadas com os demais estudantes passam a se comunicar e a se socializar com o grupo. A escola e a família são para as pessoas com deficiências a base para o desenvolvimento intelectual, já que unidas complementam e garantem que o indivíduo tenha contato com todas as realidades.

null

De acordo com Pierre Lévy (1998, p. 13), “o ser humano está provavelmente convergindo para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho”.

Por isso, a educação precisa sistematizar os princípios do conhecimento, utilizando de metodologias inovadoras que contemplam o aprendizado. Localizar a deficiência como parte da diversidade humana é uma premissa básica para não perpetuar exclusões e construir uma educação inclusiva, que é uma educação pública de qualidade para todas e todos!

 

Fontes:

https://wordpress.com/block-editor/post/ceejamarilia.com/10148

https://campanha.org.br/

Você também pode gostar...

Deixe um comentário