Escola

Uma trajetória de formação humanizadora: conheça esta história da professora de Química do CEEJA!

“A representatividade colabora com as mudanças”, segundo a professora Quel!

Entre os anos 1.998 até 2002, a jovem Quelselise Rodrigues Xavier terminava o Ensino Médio conjuntamente com a Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (antigo CEFAM). Ali, teve seus primeiros contatos com ensino humanizado e que possibilitou diferentes vivências pedagógicas e formação inicial para a docência. Como havia perdido a mãe cedo, ela sabia que logo teria de tomar muitas decisões em sua vida e como toda jovem, ela almejava liberdade financeira para poder ajudar nas despesas da família e por isso, com 19 anos foi trabalhar na Indústria de Alimentos como operadora de máquinas de embalagens e foi aí que a vontade por crescimento profissional a fez ingressar em 2º lugar no vestibular da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Marília conquistando o título de Tecnóloga em Alimentos em meados de 2012.

A prática docente surgiu no anseio por transformações em sua vida e na vida das pessoas, além de reconhecimento profissional, pois admirava seus professores e professoras e acreditava que aquelas pessoas tinham um dom e na indústria há uma certa ausência de humanidade e muitas vezes acaba por sufocar os sonhos do trabalhador em se sentir mais humano. A busca por Humanidade define a sua primeira experiência como professora do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas Escolas Estaduais da cidade de Marília.

Paulo Freire | Educação frases, Frases sobre educação, Citações ...

Não foram dias fáceis mas, ela nunca desistiu de seu propósito de transformação, encontrando na docência as vias para tal.

A sua trajetória profissional mudou quando em 2016 conseguiu atribuir aulas em substituição no CEEJA, um Projeto Educacional totalmente diferente do ensino regular com crianças e adolescentes, porém, acostumada com os desafios da vida, a professora Quelselise aprendeu que, assim como os seus estudantes que buscam qualificação através dos estudos, ela também buscava ampliar os seus horizontes e em dois anos ingressou e concluiu Formações Pedagógicas nas áreas de Biologia, de Ciências e de Química que a ajudaram a melhorar a qualidade do ensino oferecido para jovens, adultos e idosos.

Profa. Quelselise atuando no CEEJA em diferentes ocasiões

Atualmente, ela leciona aulas de Química no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o CEEJA de Marília/SP e participa de Projetos da Escola o que permite crescer como pessoa e como profissional da Educação.

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. ceeja-admin

    Quelzinha ……linda história. Uma mulher de muita garra….muito forte….Uma gigante!

Deixe um comentário