Escola

Preconceito linguístico: você sabe o que é?

Medo de escrever ou falar? Esse é um medo que não deveria existir. Pois quem julga pela fala e pela escrita, não vê o coração e caráter.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.

Esse pequeno trecho do poema “Aula de Português” do ilustre poeta Carlos Drummond de Andrade nos faz refletir sobre Preconceito Linguístico que a sociedade antiga e atual sofre, levando-nos ao extraordinário linguista, Marcos Bagno, autor do livro “Preconceito Linguístico”.

Preconceito Linguístico - 9788579340987 - Livros na Amazon Brasil

Bagano diz: “O preconceito linguístico precisa ser reconhecido, denunciado e combatido, porque é umas das formas mais sutis e perversas de exclusão social.”

O livro possui grande bagagem de conteúdo e os capítulos mais chamativos são o primeiro e o terceiro. No primeiro, o autor trata sobre a “Mitologia da Língua Portuguesa”, onde o mito nº 3 aborda um tema muito interessante e que ouvimos muito no dia a dia: “Português é muito difícil”, um tabu a ser quebrado, pois o que muita gente desconhece é que todo nativo de uma língua a conhece.

Já no capítulo três, Bagno “Desconstrói o preconceito linguístico”, observando que a norma culta, por questões políticas, econômicas, sociais e culturais é algo reservado para poucos no Brasil, e que, portanto, deveria ser ensinada a todos e de maneira igualitária.

Embarque com a gente nessa leitura e não deixe de ler este livro, que aborda assuntos importantes para a evolução da nossa sociedade!

Prestigie também o vídeo do linguista Marcos Bagno, referente ao Preconceito Linguístico.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário