Escola

“TENHA SEMPRE UM LIVRO AO ALCANCE DO SEU TEMPO” (CORA CORALINA)

“1984”

Big Brother: como o conceito de George Orwell aparece na cultura ...

Apesar de ser um famoso reality show no Brasil e no mundo, o verdadeiro Big Brother tem sua origem na literatura. Ele é uma das premissas do livro 1984, do escritor britânico George Orwell. Publicado em 8 de junho de 1949, a obra é considerada uma das mais importantes da língua inglesa

No romance, o personagem do Grande Irmão é o líder supremo do cenário (a fictícia Oceânia) que controla toda a população. Todos os cantos públicos e privados estão ligados às “teletelas”, uma espécie de câmera capaz de monitorar, gravar e espionar a intimidade da sociedade — assim como acontece na casa do Projac, que abriga todo ano os participantes do reality.

Winston Smith é o principal personagem da história e trabalha no Ministério da Verdade. Sua função é editar reportagens de jornais antigos alterando os fatos para que o passado esteja de acordo com as diretrizes desse governo autoritário.

O mundo descrito por Orwell é o de uma guerra perpétua, acompanhada pela vigilância governamental e a manipulação pública — universo concebido com o objetivo de mostrar os perigos do totalitarismo que, se não combatido, pode triunfar em qualquer lugar.

Nos anos recentes, porém, as descrições de Orwell passaram a se parecer cada vez mais com a realidade.

 Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor essa afirmação:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário