Escola

Educação é um direito de todos!

A Educação precisa ser emancipadora em benefício dos que mais necessitam dela e ainda a ela não tiveram acesso, segundo Moacir Gadotti.

Educação de Jovens e Adultos - EJA - Secretaria da Educação

A Campanha Nacional pelo Direito a Educação trabalha para transformar a educação pública brasileira e garantir escolas de qualidade para milhões de estudantes. A educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (Lei n.9394/96) com a modalidade de ensino que será destinada aqueles que não tiveram acesso à continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

A principal tarefa da Educação de Jovens e Adultos é fazer valer o previsto no artigo 208 inciso I da Constituição Federal de 1988, que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos. O educador Paulo Freire teve um papel fundamental na historia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, pois foi um dos que mais apoiou a causa. Apresenta as dificuldades que os cidadão tinham na época do inicio da alfabetização , e os adultos com a alfabetização já no Brasil colônia. Relata que desde as mudanças na sociedade na década de 30, o sistema de ensino de educação começa a se firmar e então a educação básica de adultos começa a estabelecer-se.

Analisa o ser humano alfabetizado e seus níveis de evolução em relação à alfabetização, através da utilização dos termos: alfabético funcional, alfabético social e alfabético pleno. E o foco principal o individuo inserido na sociedade plenamente alfabetizado, os benefícios que isso traz para a sua vida, fazendo com que o torne um cidadão participativo de seus deveres e direitos.

A educação escolar na vida do ser humano é importante, não só pelo fato de poder ser alfabetizado, mas porque a escola é um lugar privilegiado para que todas as pessoas possam desenvolver o pensamento reflexivo, permitindo com que pessoas de variadas culturas, pensamentos e problemas se misturem e assim, fazendo com que uma com a outra, passem pela necessidade de resolver problemas reais do nosso cotidiano e, dessa forma, fazendo com que todos aprendam algo.

Assista o vídeo abaixo para entender qual o papel da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Disponível em https://campanha.org.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário