Escola

Você se considera uma pessoa solidária?

A solidariedade é um ato de bondade, e a bondade é um ato de amor ao próximo. Vamos experimentar? Que tal se envolver nesse tipo de ação?

Gentileza gera gentileza: veja histórias inspiradoras de ...

Ultimamente estamos tão ocupados com nossos compromissos que nem olhamos quem passa do nosso lado. E muitas vezes só enxergamos o que queremos ver e o que é apenas do nosso interesse, sem se preocupar com nada nem com ninguém.

A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Podemos ver histórias maravilhosas de pessoas que vivem para fazer o que o texto sagrado cristão diz a certa altura:  “amará o teu próximo como a si mesmo”, e, assim, podemos, numa atitude ética, ajudar pessoas que nem se quer conhecemos.

Do ponto de vista das relações interpessoais, quem recebe um ato solidário, também passa a ser solidário com uma pessoa que possui mais necessidades do que ela. Algumas pesquisas realizadas, indicam que trabalhos voluntários de ajuda ao próximo estimulam e melhoram a felicidade, diminuem a tristeza e aumentam a imunidade, consequentemente diminuindo o risco de enfermidades.

Quem pratica o ato de ser solidário, não ajuda apenas o próximo, mas ajuda a si mesmo, passam a entender as dificuldades e conseguem enfrentá-las de uma maneira diferente, se tornam pessoas mais felizes e realizadas, e sabem encontrar o verdadeiro sentido da vida. Enfrentar o coronavírus é responsabilidade de todos. Para isso, precisamos ter empatia e solidariedade.

Fonte:  Sest Senat Brasil e Mariana Mattiuzzi Estrope, arquiteta e integrante do grupo Fazendo o Bem.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. ceeja-admin

    Excelente texto amiga!!! Beijinhos.

Deixe um comentário