Escola

Entenda os principais conceitos matemáticos que explicam a pandemia do coronavírus!!

Gráfico mostra a curva da epidemia de coronavírus — Foto: Reprodução/Globo

As epidemias seguem um padrão matemático chamado função exponencial, usada para representar fenômenos que se multiplicam muito rapidamente ao longo do tempo.

Veja como a Matemática ajuda a entender como se comportam as novas transmissões ao longo do tempo. Mas como são feitos esses cálculos?

“Na função exponencial, você vai multiplicando o número por ele mesmo. Nessa função, temos o crescimento exponencial, em que um valor inicial de um evento vai sendo multiplicado por um mesmo número a cada período de tempo”.

No primeiro dia você tem 1 caso, no terceiro dia terá 2. Levou três dias para dobrar o valor inicial. No sexto dia serão 4 casos, no nono serão 16 e assim por diante. O vírus se comporta de maneira grosseira parecido as funções exponenciais. A medida em que a quantidade de infectados progride exponencialmente, também progride a necessidade de leitos em hospitais e ambulatórios e é justamente ai que moram os problemas. Este vírus tem causado complicações respiratórias, necessitando de alguns casos do uso de respiradores artificiais.

Com uma grande demanda por leitos e respiradores em um período de tempo muito curto. A grande preocupação das autoridades de saúde é que muitas pessoas necessitam ao mesmo tempo do uso de leitos e desses equipamentos. É valido ressaltar também que ainda não há remédios comprovados e disponíveis para tratar o vírus.

Portanto a única maneira de conter o avanço desta curva exponencial é ficando em casa!

Assista o vídeo abaixo ele explica como é feita esta multiplicação da equação exponencial da contaminação do coronavírus.

 

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. ceeja-admin

    Parabéns amiga , excelente postagem!!!

  2. ceeja-admin

    Ótima mensagem Juliana.. Parabéns

Deixe um comentário