Educação em tempos de pandemia Escola Fórum Popular da Natureza Semana da Educação para o Bem Viver

Coronavírus: como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Movimento Educação para o Bem Viver

Em tempos de isolamento social e home office, trabalhar a sua versatilidade é fundamental

criançca, mãe e pai na sala de casa

Quantas coisas estão presentes na sua rotina que você nem percebe? Entra semana e sai semana, a gente simplesmente vai tocando os compromissos diários tão naturalmente que já ficou até automático. Quando você vê, a semana já acabou e nem deu para perceber tudo o que aconteceu ali.

Saúde e bem-estar – ONU BrasilMas diante da pandemia do coronavírus, a rotina precisa ser desacelerada e readaptada. Ficar em casa nos faz perceber o quanto a gente passa mais tempo fora que dentro dela. Esse momento mais recluso tem seus desafios, mas também pode favorecer alguns processos. Diga adeus ao trânsito e às horas perdidas nesse deslocamento, pois agora você tem a oportunidade de organizar e executar com calma as tarefas do seu dia a dia.

E organização é a palavra-chave para não deixar a peteca cair, principalmente quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e muito menos mandar lembranças para o comportamento sedentário.

Mantenha sua rotina alimentar

Não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente. Como se estivesse na rotina anterior.

Atividade física também trabalhando em casa

A dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.

Cuide da sua saúde mental

As pessoas são seres sociáveis. Por esse motivo, ficar mais recluso em casa pode prejudicar a sua saúde mental. Mas existem maneiras de driblar isso. Se antes a orientação era menos on-line e mais ao vivo, agora as coisas se inverteram. Use a tecnologia ao seu favor para fazer ligações de áudio ou vídeo para quem mora longe de você.

Mas apesar disso, tente também limitar o uso nocivo das redes sociais. Com mais tempo disponível, você pode ficar mais suscetível a passar longas horas consumindo, além do necessário, notícias que te preocupam ou ainda aqueles perfis que mexem com sua autoestima.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário