Escola Fórum Popular da Natureza Semana da Educação para o Bem Viver

Transgênicos: uma questão bioética, econômica e social

EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER

Você sabe qual é o significado do “T” amarelo presente em embalagens de alimentos?

Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscosEsse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, aqueles que são modificados geneticamente com a alteração do código genético (DNA) e produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética. O objetivo seria a melhoria da qualidade, aumento da produção e da resistência às pragas e herbicidas.

Apesar dos alertas sobre seus efeitos a curto e longo prazo para a saúde dos seres humanos e dos animais, muitos brasileiros ainda não sabem que boa parte de sua alimentação possui componentes feitos a partir de alimentos geneticamente modificados. Entre os principais transgênicos cultivados no País estão a soja e o milho, que são usados como ração para aves, gado e suínos e também amplamente utilizados nos produtos ultraprocessados para consumo humano como salsicha, bolachas, biscoitos, bolos, salgadinhos de pacote, entre outros.

Os defensores dos alimentos transgênicos alegam que o cultivo poderia reduzir o problema da fome, visto que aumentaria a produtividade de variadas culturas. Porém, diversos estudos revelam que a questão da fome no mundo não é ligada à escassez ou à baixa produção, mas à injusta distribuição de alimentos, em função da baixa renda das populações pobres.

Outro ponto que deve ser considerado é que, por serem resistentes a agrotóxicos, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que, por sua vez, leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano. Essa prática representa um alto risco de perda da biodiversidade, tanto pelo aumento do uso de agroquímicos (que contaminam o solo e a vida no solo ao redor das lavouras), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas.

Assista ao vídeo e conheça melhor os principais riscos à saúde humana e os impactos sociais, ambientais e políticos que os transgênicos podem causar.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] Mas o que temos a aprender com essa relação “COVID-19 x Meio Ambiente?” […]

Deixe um comentário