Escola

COVID19 e a Necessidade de uma Educação Alimentar

Movimento Educação para o Bem Viver

(Tema 1 de 5)

Abaixo vamos ver o primeiro de cinco temas relacionados ao consumo de proteína animal, e o impacto que o consumo desse tipo de proteína causa e a relação que esses diversos temas que envolvem nossa alimentação tem a esses desequilíbrios ambientais, em específico ao vírus SARS-CoV-2, que se apresentou como a COVID-19.

Desde que a Semana da Educação Alimentar foi Instituída em 2006 no calendário do Governo do Estado de São Paulo, através do Projeto de Lei nº 12.230 de 13/01/2006, como estratégia para promoção da alimentação saudável na rede de Ensino, nossa escola CEEJA, através do projeto “HORTA LITERÁRIA”, vem desenvolvendo atividades pedagógicas a fim de trazer subsídios para a conscientização dos alunos/comunidade no que diz respeito à alimentação, saúde, nutrição, qualidade de vida, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, ações que contribuem para o Bem Viver. Também para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social.

A necessidade de plantar a conscientização através desses temas se dá pelo esgotamento de recursos alimentar, hídrico e sanitário por qual passamos e as consequências que os desequilíbrios ambientais acarretam para a saúde nossa e a do planeta. Como é o caso em que estamos vivendo, sofrendo.

Mas qual a necessidade de se tratar desses temas? A iniciativa por exemplo consta na Constituição da República Federativa do Brasil (1998), seção II, Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Tamanha importância pode ser vista em uma pesquisa que sugere que médicos deveriam aprender mais sobre nutrição. Estudo internacional mediada por Nancy de Araújo Aguiar, vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas. Segundo ela “A alimentação é o principal fator na prevenção de doenças e na melhoria da saúde”, e aponta que, durante a formação médica, temas ligados à alimentação precisariam ser mais trabalhados.

Tal preocupação com a educação alimentar vem contribuindo com a promoção da saúde e tem sido considerado fundamental na prevenção e proteção no controle das doenças crônicas como veremos nos próximos temas

O médico nutrólogo e diretor do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) Eric Slywitch ensina como modificar hábitos alimentares prejudiciais sem ficar preso a dietas milagrosas.

Próximos Temas:
  • COVID-19 x Meio Ambiente 2/5
  • COVID-19 x Proteína Animal 3/5
  • COVID-19 x Saúde 4/5
  • COVID-19 x Alimentação 5/5
Saulo Lallo

Prof. Saulo Lallo

A vida muitas vezes parece girar em círculos só pra mostrar que independente da volta, o caminho sempre começa e termina em você mesmo.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. […] COVID19 e a Necessidade de uma Educação Alimentar […]

  2. […] COVID19 e a Necessidade de uma Educação Alimentar […]

  3. […] COVID19 e a Necessidade de uma Educação Alimentar […]

Deixe um comentário