Escola

Você sabia que a obesidade está entre os grandes fatores de risco para o agravamento da Covid-19?

A  Matemática na Medicina.

Estudos revelam que a inflamação causada pelo excesso de peso contribui para a piora do quadro de infecção por coronavírus.

A Matemática está presente em diversos ramos da sociedade, profissionais de várias áreas utilizam cálculos matemáticos para aprofundarem seus estudos a fim de comprovar e relacionar situações teóricas através de números.

Uma situação Matemática muito usual na Medicina é o cálculo o IMC – Índice de massa corpórea, que é calculado dividindo o “peso” da pessoa pela medida da altura elevada ao quadrado. O IMC serve para verificar se uma pessoa está abaixo, acima ou no “peso” ideal. Veja a tabela a seguir:

Entenda como fazer seu IMC (Índice de massa corporal), a partir do exemplo.

Qual o IMC de uma pessoa que mede 1,84 m e tem “peso” igual a 84 Kg?

Essa pessoa está no limite do “peso” normal.

 

Assista ao vídeo abaixo e você vai ter contato com alguns índices e vai ver de que modo eles são compostos. São utilizados como exemplos: o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), utilizado para o reajuste de aluguéis, e o Índice de Massa Corporal (IMC).

O vídeo acima está disponível como estudo complementar ao material didático EJA – Mundo do Trabalho, de Matemática, no “Caderno do estudante”, volume 2, do Ensino Fundamental.

 

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário