Escola

Saiba mais sobre a inscrição do ENEM!

Confira, abaixo, a carta da SEDUC encaminhada aos estudantes e fique em casa!

Iniciaram-se os prazos para que você possa se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 (digital e impresso).

Prezado Estudante,

Fique atento, pois um dos objetivos é a utilização dos resultados individuais como mecanismo de acesso à educação superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho. Siga os passos e participe.

1º PassoLEITURA atenta dos editais no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/

2º PassoJUSTIFICATIVA – Data 06/04 a 17/04/2020 – Todos os inscritos para a realização das provas do ENEM 2019, que haviam solicitado isenção de taxa de inscrição e que não compareceram a prova, deverão justificar sua ausência.

3º PassoISENÇÃO DE TAXA – 06/04 a 17/04/2020 – Solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a prova ENEM 2020.

Pronto agora é só aguardar que no dia 24/04/2020 serão publicados, no mesmo site https://enem.inep.gov.br/, os resultados das solicitações: Justificativa e Isenção.

IMPORTANTE – Essas ações ainda não garantem a sua inscrição. Com os resultados em mãos vamos para o passo seguinte.

4º PassoINSCRIÇÃO – Data 11/05 a 22/05/2020 – Muita atenção pois as regras estão em dois editais diferentes, para dois tipos de aplicação de provas: forma digital e forma impressa.

Você deverá avaliar qual formato pretende realizar, considerando a existência de limitações para as provas:

– Forma Digital – estudantes concluintes do ensino médio em 2020 ou anterior, local de realização da prova, bem como da quantidade de vagas para as provas digitais (100.000 vagas). Esta forma de prova não contará com recurso de acessibilidade.

– Forma Impressa – estudantes concluintes de 3ª série do ensino médio em 2020 ou posterior, treineiros e os que necessitarem de algum atendimento especializado

Fique atento

– Tratamento pelo Nome Social – O participante que desejar ser tratado pelo Nome Social na realização da prova, poderá solicitá-lo, após realizada sua inscrição, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante – das 10h do dia 25 de maio às 23h59 do dia 29 de maio de 2020 (horário de Brasília-DF);

– Após realizada a inscrição para determinado tipo de prova, digital ou impresso, não haverá possibilidade de alteração.

5º Passo – É de responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participan onde o Inep disponibilizará o cartão de inscrição em data a ser divulgada. O cartão informará a opção pelo Enem 2020, o número de inscrição; a data, a hora e local do exame; a indicação do(s) atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s), a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao Exame.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário