#fiqueligado Bem Viver Escola home-office

Organização Mundial da Saúde recomenda: ficar em casa é importante! Saiba porquê.

Olá Estudantes! Enquanto estamos cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para nos prevenir contra a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) as informações e orientações confiáveis são sempre muito bem-vindas!

Em tempos de crise humanitária de saúde, muitas dúvidas surgem sobre quais orientações devem ser seguidas e formas de diferenciar as terminologias mais utilizadas nos últimos dias. Por isto, esse post busca trazer esclarecimentos sobre alguns termos que passaram a fazer parte do cotidiano, seja através da TV, do rádio, mídias sociais e conversas entre familiares e amigos: o “Isolamento Social” a “Quarentena” e o “Distanciamento Social”.

De acordo com a Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. A medida é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, diz o documento.

A doutora em Saúde e Ambiente e responsável pela Biossegurança da Universidade Tiradentes, Adriana Guimarães, explica as recomendações e porque a população não pode achar que a quarentena é um período de férias! “A quarentena é uma medida preventiva adotada para conter a doença. Deve-se ter um distanciamento da pessoa que teve contato com um doente durante o período de incubação do COVID-19, que significa o tempo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas. No caso do Coronavírus esse tempo é de 14 dias, período máximo de incubação do vírus. Essa é uma medida restritiva para frear a doença”, declara.

O isolamento  social é utilizado quando o paciente já é positivo para o Coronavírus. Neste caso, o paciente fica em casa em isolamento domiciliar com todos os cuidados possíveis, caso os sintomas sejam leves. Nos casos mais graves com comprometimento respiratório, o paciente deve ir para o hospital também em isolamento hospitalar, afirma a Dra Adriana Guimarães.

No caso do distanciamento social é uma medida geral determinada por Estados, Municípios e União, que tem por objetivo resguardar a circulação das pessoas em ambientes públicos e privados, para que as pessoas permaneçam em casa.

A imagem pode conter: telefone

Portanto, agora que você já sabe a diferença entre esses termos, pratique o distanciamento social, para que você não precise entrar em quarentena e assim, evitar o isolamento!!

Fique em casa!

Fontes:

Brasil, Ministério da Saúde.Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento. Acesso em 01 – abril – 2020.

Universidade Tiradentes UNIT. Disponível em https://portal.unit.br/blog/noticias/quarentena-x-isolamento-social-entenda-a-diferenca/. Acesso em 31 – março – 2020.

Imagem de Internet.

Quelselise Xavier

Quelselise Xavier

A Humildade não te faz Melhor que Ninguém, mas te faz Diferente de Muitos! ("Pensador)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário