Escola História

PROJETO CINE HISTÓRIA debate o filme “PERSÉPOLIS”, de Marjane Satrapi:

A exibição desse filme pretende introduzir e fomentar a temática do Irã e seu governo, bem como as mudanças e conflitos culturais entre oriente médio e ocidente, que reflete, inclusive, o atual momento, em que há uma escalada de tensões entre Irã e Estados Unidos.
 

Quando: 12/03/2020 (quinta-feira)

Horário: 18:00

Inscrição: sala 09 (história)

Tipo de filme: animação

Gênero: drama de guerra

Filme baseado no livro autobiográfico de mesmo nome da autora Marjane Satrapi, que conta sua história no Irã, quando ocorre a Revolução Iraniana, até sua saída definitiva em 1994.

O Irã, até 1977, era um país cujo regime era monarquia com fortes ligações com o ocidente que, após a revolução, foi substituída por um regime teocrático (religioso). Marjane, junto de sua família, vê o novo regime tornar-se cada vez mais intolerante com as ideias ocidentais, mas, isto não impede de acessar produtos culturais do ocidente como o rock. Há a adoção de novos hábitos de vida com o novo governo, como a obrigação de se usar o véu pelas mulheres, a formação de grupos paramilitares com adolescentes (com grande influência religiosa), modificações na forma como a escola e seus conteúdos com relação às artes, bem como, ainda, a forte perseguição contra aquilo que possa contestar as ideias do regime.

Neste filme, podemos ver os momentos em que a protagonista vive, ainda no início da adolescência, a revolução no Irã, a guerra Irã-Iraque, bem como os momentos em que ela vai para o exterior (em que fica evidente uma condição de outsider), sua volta ao Irã e sua saída definitiva.

Trailer do filme:

 

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário