Escola

Ex-aluna do CEEJA ingressa em Universidade Pública que tem conceito máximo em indicador do MEC em 2019

Rosângela da Silva, ex-aluna do CEEJA, atualmente finaliza o segundo ano do curso de Pedagogia da UNESP, câmpus de Marília. Confira abaixo o relato sobre sua experiência vivida no CEEJA de Marília.

null
Rosângela, à direita, em atividade do grupo de estudo do CEEJA.

Meu nome é Rosângela da Silva Santos e tenho 49 anos. E essa é a minha história: parei de estudar com 18 anos, no 1º Ano do Ensino Médio (naquela época, a gente chamava de 1º Colegial). Engravidei e, por motivos de complicação na gestação, precisei ficar de repouso e não pude mais ir para a escola.

Depois que me tornei mãe, dona de casa e esposa, a escola ficou cada vez mais distante da minha realidade. Após minha separação em 2012, tentei voltar a estudar, mas infelizmente — por motivos pessoais — tive que deixar de lado o sonho de retomar meus estudos.

Em 2017, após 30 anos longe da escola, resolvi voltar, devido à minha demissão de emprego. Depois de ficar desempregada, eu me vi perdida, preocupada por não ter ensino médio completo. Me desesperei! Meu Deus, como vou conseguir um emprego, se ainda não concluí o ensino médio? Foi então que coloquei uma determinação no meu coração: eu iria terminar os estudos e não iria parar no caminho novamente.

Então passei a frequentar as aulas do CEEJA. Todos os dias, eu chegava ao CEEJA de manhã e só ia embora à tarde. Eu só tinha um lema: foco, força e fé! Tive muita ajuda dos professores nessa jornada de conhecimento e superação. Consegui concluir o Ensino Médio em 2017. Nesse mesmo ano, resolvi prestar o Enem e o vestibular da Unesp. Tinha o sonho de ser professora e por isso fiz vestibular para Pedagogia.

Hoje, estou no 2º ano de pedagogia na Unesp e em 2020 começo o 3º Ano do curso. Não posso me esquecer de pessoas que acreditaram em mim e me ajudaram com as aulas no CEEJA para preparação do vestibular: minhas queridas Yasmim Mayara ( que fazia estágio no CEEJA – segunda da esquerda pra direita na foto acima), Gaby Carvalho, aluna da Unesp, que vinha para o CEEJA voluntariamente ajudar os alunos, e também a querida professora Veridiana Cirino Reis, que sempre acreditou em mim…

Obrigada ao CEEJA e aos professores por tudo que me ajudaram a conquistar, por me permitirem cursar uma universidade pública. Mas principalmente sou muito grata a Deus! Sem Ele eu não conseguido… Até aqui nos ajudou o Senhor! (1 Samuel 7:12)

Deus abençoe a todos! E não desistam de seus sonhos!

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Veridiana Cirino Reis says:

    Rosângela da Silva Santos, só tenho que agradecer pelo carinho de sempre, mas com seu foco, força e fé foi a base para você, fico muito orgulhosa de você que está conquistando seus sonhos. Parabéns.

Deixe um comentário