A atividade acontece nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, às 19 horas, na Sala de Leitura (Sl.48) do CEEJA, com exibição e debate do filme O Senhor Estagiário.
Comemoração ao Dia do Idoso
5 LIÇÕES DO FILME ‘O SENHOR ESTAGIÁRIO’ PARA EMPREENDEDORES
Confira o que um estagiário-sênior em uma startup de moda pode ensinar para o seu negócio
‘O Senhor Estagiário’: um bom aprendizado para empreendedores (Foto: Divulgação)
Já pensou se sua startup contratasse um estagiário de 70 anos? Pois é exatamente isso que acontece no novo filme ‘O Senhor Estagiário’, dirigido por Nancy Myer e em cartaz no Brasil. No longa, o reconhecido ator norte-americano Robert De Niro interpreta Ben Whitaker, um aposentado setentão que ocupa a vaga de “estagiário-sênior” em uma startup de moda.
Comandada por Jules Ostin (Anne Hathaway), jovem CEO completamente viciada em trabalho, o e-commerce vê toda a sua história ser alterada pela chegada do experiente funcionário. Além da ironia, o filme também mostra como o conflito de gerações pode ser interessante – e extremamente produtivo – para novas empresas.
Pensando nisso, reunimos dicas e lições do longa para quem está começando um negócio. Mais do que uma ótima comédia, ‘O Senhor Estagiário’ é também uma aula de empreendedorismo.
Confira:
- Cuidado com estereótipos
Assim como Jules demora a confiar no novo estagiário por julgá-lo antes de conhecer seu trabalho, o empreendedor não deve rotular seus funcionários. Conhecê-los pode ser uma surpresa cheia de aprendizados. E isso pode ajudar a equipe a atingir seu objetivo antes do esperado.
- Não misture pessoal com profissional
No filme, uma das principais exigências de Jules é manter sua vida pessoal distante da profissional. Para os empreendedores, a empresa pode ser muito mais produtiva se a vida dos funcionários fora do escritório for realmente separada da rotina de trabalho.
- Ninguém é perfeito
Por mais que Jules seja uma CEO e tanto para sua empresa, empreendedores sempre irão errar. A ideia do filme é mostrar que nunca é tarde para aprender o “básico”: assim como um senhor de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, jovens podem gastar gentileza com seus colegas de trabalho.
- Olhe nos olhos
De início, Whitaker se mostra com dificuldades para entender como as pessoas se comunicam dentro do escritório. Apesar da startup ser livre de baias e cheia de recursos digitais, o experiente trabalhador recomenda que as pessoas se olhem nos olhos e prestem atenção em quem está ao redor.
- Respeite os mais velhos
Se o filme apresenta uma grande lição, sem dúvida é a de que os mais velhos merecem ser respeitados. No entanto, demora até que Jules perceba que o novo estagiário é um grande aliado para o sucesso da startup. Para os empreendedores, fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.
Trailer:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hfXuM3bDuco&w=560&h=315]