Escola

CEEJA recebe a Profa. Dra. Ana Paula Cordeiro para Roda de Conversas, nesta terça-feira!

A atividade tem início previsto para às 10h30min, desta manhã de terça-feira, dia 01 de outubro e  tem como tema principal o papel da escola na diminuição das desigualdades sociais!

A Organização das Nações Unidas (ONU) vem, ao longo dos anos, implementando políticas que possibilitem mudanças no globo terrestre e, assim,  possibilitar que as nações cresçam de maneira a proporcionar uma melhora na qualidade de vida de todas as comunidades.

Através do projeto UBUNTU,  o CEEJA, se propõe a levar até seus alunos uma escola do Bem Viver, trazendo em seus projetos educacionais propostas para mudanças de hábitos, na busca por qualidade de vida. Dessa forma, ao propor o trabalho multidisciplinar entre Língua Portuguesa e Matemática, buscamos enfatizar essa escola do Bem Viver.

O objetivo da roda de conversa “O papel da escola na diminuição da desigualdade social” é trazer reflexões da importância da educação na vida da sociedade, das leituras de mundo que perpassam a sala de aula e refletem diretamente na comunidade em que vivem. Trazer questionamentos acerca de como  políticas públicas como o Sistema de Cotas e o SiSu modificaram ao longo dos anos a sociedade.

Todos esses questionamentos serão embasados em pesquisas que trarão uma maior reflexão em, relação às mudanças pelo qual nosso país vem passando, buscar um entendimento de como a escola é a principal ferramenta de mudanças sociais e culturais que uma nação pode ter, para que dessa forma possamos cobrar mais dos nossos governantes e de nós, em nossos atos e atitudes que refletem diretamente na sociedade em que vivemos.

Por: Fabiana, Elaine e Juliana – professoras do CEEJA


Roda de Conversa: O PAPEL DA ESCOLA NA DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL

Disciplina:   Língua Portuguesa e Matemática  

Professora:   Elaine Cristina dos Santos Fusco e Juliana Góes

Professora convidada:   Ana Paula Cordeiro

Data da atividade:  01/10/2019.

Horário da atividade (tempo previsto): 11h00min às 12h e 30min

Local: Sala de Leitura do CEEJA (sala 27)

Vagas/Inscrições: 25 alunos para alunos e 5 vagas para comunidade local.

Público Alvo: alunos matriculados no ensino fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio e comunidade local.


Sobre Ana Paula Cordeira – professora convidada do CEEJA

Possui graduação em Pedagogia , mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC- UNESP- Marília. É docente do Departamento de Didática e da Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Sociologia-Profsocio, na FFC. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: Educação Infantil, Sociologia da Infância, Ensino Fundamental, a arte e o lúdico na educação de crianças de 0 a 10 anos, teatro e educação ( jogos dramáticos e teatrais na Educação Infantil e nas primeiras cinco séries do Ensino Fundamental, direção teatral, criação teatral coletiva, oficinas de jogos teatrais e processos de criação teatral na terceira idade). É membro do Grupo de Pesquisa “GP FORME” e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci-UFAL), cadastrados no CNPQ, atuando principalmente nas linhas de pesquisa “Educação Infantil e Formação de Professores” e “Formação de docentes para a pequena infância”. Coordena o Projeto “LUDIBUS”, vinculado à PROEX – UNESP e ao Núcleo de Ensino de Marília e o Projeto “Oficinas de Teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3ª Idade)-UNESP de Marília”, vinculados à PROEX. Atuou como coordenadora junto ao PIBID- Pedagogia- Educação Infantil a partir de 2014 a 2018. É gestora no Fórum Regional de Educação Infantil do Estado de São Paulo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário