Escola

Você sabe quantos alimentos são desperdiçados por dia no planeta?

Nesta quinta-feira, dia 16/05, CEEJA promove Alimentação Vegetariana para aproximadamente 200 alunos durante a Semana de Educação Alimentar 2019! Às 11h, haverá oficina sobre o assunto com os professores vegetarianos João Paulo (Prof. Coordenador), Saulo (Matemática), Quel (Química) e Camila (Núcleo de Ensino/UNESP), que culminará numa refeição sustentável e saudável!

Instituída no calendário oficial do Estado de São Paulo pelo Projeto de Lei nº 12.230 de 13/01/2006), a atividade faz parte há alguns anos do calendário do CEEJA por meio do Projeto Horta Literária.

Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, todos os anos, cerca de 30% da comida produzida no mundo vai para o lixo e o desperdício de alimentos chega a 1,3 bilhão de toneladas jogadas fora!

Ainda de acordo com a FAO 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial da produção, que é composta pela manipulação, pós colheita, armazenagem e transporte. Os outros 46% ocorre na distribuição e consumo.
Se somente 0,3 % das 465 milhões de toneladas de grãos utilizados para alimentar o gado fossem utilizados diretamente para alimentar seres humanos, isto seria suficiente para salvar da desnutrição as 6 milhões de crianças menores de 5 anos que morrem deste mal todos os anos no mundo, afirma a Sociedade Vegetariana Brasileira.
Apenas 2,5% deste total seria suficiente para acabar com a fome no Brasil e 50% deste total seria suficiente para acabar com a fome no mundo. Caso, hipoteticamente, todos os grãos atualmente utilizados para alimentar o gado fossem destinados à alimentação de seres humanos, seria possível alimentar quase 3 bilhões de pessoas, o que corresponde à metade da população mundial atual.
O CEEJA, por meio dos Projetos UBUNTU, Bem Viver e Projeto Horta Literária promove a Agenda 2030 com o objetivo de viabilizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previsto pela ONU (Organizações das Nações Unidas).  O segundo ODS trata da Fome Zero e Agricultura Sustentável e a promoção de alimentação vegetariana está intimamente contemplada nesta dimensão.
Conheça um pouco mais sobre o Projeto Horta Literária que, em 2012, ganhou o Prêmio do Instituto da Cidadania, sendo o melhor projeto na área social do Brasil dentro da categoria EJA (Educação de Jovens e Adultos):
Clique abaixo:
Vídeo do Projeto Horta Literária, que agrega Agroecologia, Literatura e Relações Sociais:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JJfbvuR9eQI]

Você também pode gostar...

Deixe um comentário