Escola

Marcas do Modernismo na arquitetura escolar

Por Marcelo Sampaio, fotógrafo brasileiro.

O prédio do CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessine manifesta um dos melhores momentos da arquitetura brasileira. Brasília, patrimônio arquitetônico da humanidade, foi elaborada nesse estilo, com urbanismo baseado em conceitos modernistas.

Brasília foi em sua época uma cidade futurista, de um país justo sonhado para sua população. Oscar Niemeyer é o arquiteto brasileiro mais conhecido internacionalmente e, além de Brasília, imprimiu em suas outras obras mundo a fora as marcas do modernismo brasileiro. Entre outras características, essa arquitetura estimula a socialização como forma básica do uso do espaço, sempre organizado para facilitar as aglomerações e o trabalho coletivo.

O prédio onde se localiza o CEEJA em Marília apresenta várias desses aspectos arquitetônicos em suas dependências e fachada, marcando a paisagem da cidade com o modernismo de um passado áureo. Andando pelos corredores do CEEJA, é fácil perceber a atmosfera moderna, assim como seus sonhos e imaginação, nos blocos vazados, nas tampas largas substituindo as tradicionais escadas e na arena central com função também de acesso ao térreo. Andar pelo CEEJA é um convite a aulas de arte, urbanismo, história e cultura brasileiras.


Fotógrafo Marcelo Sampaio*

 

Marcelo Sampaio realizou documentação fotográfica e artística no CEEJA durante o primeiro trimestre de 2019 e seus registros trouxeram à tona uma importante reflexão acerca da história e memória da cidade, bem como suscitou o valor histórico e cultural da fotografia e da escola.

O fotógrafo é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista/Unesp Marília. Atuou como professor na área, em instituições como o Senac, Unesp, arte-educador na Oficina Cultural “Tarsila do Amaral”, no Estudos e Cia, Estação Cultura/Marília, além de vários cursos na própria Unesp, Faef/Garça e Cefam/Tupã.

 

*fonte da imagem e da breve biografia do fotógrafo Marcelo Sampaio: Marília Global. Acesso em 1 abril 2019. Disponível em http://mariliaglobal.com.br/03/09/2015/exposicao-fotografica-olhares-invisiveis-revela-marilia/

Você também pode gostar...

Deixe um comentário