Escola

Identidade de alunxs do CEEJA é tema de trabalho científico na UNESP!

Confira abaixo o texto de apresentação e o vídeo do trabalho de conclusão da Aline/UNESP!

Sou Aline, aluna do curso de pedagogia na Unesp, e construí, juntamente com a equipe do CEEJA, o vídeo intitulado “Identidade dxs alunxs do CEEJA”, que se trata de um trabalho para concluir minha pesquisa para o PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência).

Idealizei este vídeo para dar voz às pessoas que precisaram deixar a escola durante a idade em que ‘deveriam’ estar estudando. Por que “desistiram” de algo tão importante? Se estudar é um direito de todos, por que não são todos que conseguem? Por que voltaram e procuraram o CEEJA que tem um modelo diferenciado de ensino, mais adaptado para a vida dx trabalhadxr?

Essas perguntas são muito importantes para refletirmos sobre desigualdade social e meritocracia. Podemos refletir também sobre como o ambiente escolar é construído, podendo aproximar ou afastar muitos jovens do mercado de trabalho, dependendo da forma como é essa construção é realizada.

Aproveitei a estrutura da escola, que daria uma boa fotografia para editar um vídeo sobre educação e também me inspirei no clima ameno e enriquecedor que todxs xs alunos transmitiam enquanto circulavam entre uma oficina e outra. Compreendi o espaço do CEEJA como um tipo ideal de escola para agregar e recolher a todos, devolvendo às pessoas o amor próprio que se tem quando se pode estudar com tempo e respeito! Fica aqui minha pequena contribuição e defesa pela EJA e pelo formato CEEJA!

Com carinho, Aline!

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário