Eventos História Oficinas

22/set: Neste sábado o CEEJA comemorará os 97 anos do educador Paulo Freire com aula aberta à comunidade!

A atividade “Educação como prática da liberdade” vem homenagear Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que no último dia 19 de setembro comemoraria 97 anos de idade!! A Roda de Conversa contará com a preciosa participação da Professora Doutora Ana Paula Cordeiro, do Departamento de Didática, da UNESP de Marília, além da Professora Ivani Botelho, da cadeira de História do CEEJA de Marília!! 

Programação

8h – Abertura e café de recepção

8h30 – Olhares para o Interior Paulista – Profa. Dra. Ana Paula Cordeiro – UNESP

9h30 – A importância do Ensino de História na atualidade – Profa. Ivani Ananias Botelho – CEEJA

10h30 – Educação como Prática da Liberdade – Profa. Dra. Ana Paula Cordeiro – UNESP

Release:

O CEEJA por meio do Projeto Educação para o Bem Viver realizará o Café Filosófico Educação e Sociedade. A atividade acontecerá no dia 22 de setembro de 2018 ministrada pela professora Ivani Ananias Botelho, do CEEJA, e pela professora Ana Paula Cordeiro, doutora em Educação pela UNESP. O evento abordará três temas: olhares para o interior paulista, a importância do ensino de história na atualidade e a educação como prática da liberdade. A atividade acontece como reposição de aula dos dias 22 e 27 de junho de 2018 em razão dos horários de aula em que houve jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

Mini-biografia da professora convidada:

Ana Paula Cordeiro, doutora em Educação, é professora da Unesp de Marília, onde coordena os projetos “LUDIBUS” e “Oficinas de Teatro da Universidade da Terceira Idade”. É pesquisadora, membro do grupo de pesquisa “Educação, comunicação e sociedade”.

Objetivos:

  • Em comemoração aos 50 anos da publicação da obra Pedagogia do Oprimido e dos 97 anos de nascimento do patrono da educação brasileira, abordar a atualidade das ideias de Paulo Freire no campo da educação, cultura e sociedade.

  • Resgatar e refletir a cultura do Bem Viver na perspectiva dialógica com foco numa educação libertadora alinhada às necessidades da sociedade atual.

  • Debater e abordar questões sobre educação, história e sociedade.

  • Fortalecer uma pedagogia baseada em princípios de cooperação inter-humana capaz de promover autonomia e reflexão crítica concreta.

  • Realizar exposição fotográfica da professora Ana Paula Cordeiro, que mostra o trabalho, a sensibilidade e o olhar da artista na passagem por cidades, distritos, estradas e caminhos do interior paulista e revela lugares e situações típicas da região.

Observação:

Atividade aberta para toda a comunidade.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário