Eventos Oficinas

Roda de Conversa: “Uma alternativa para a sociedade”

Djalma Nery

No dia 23 de junho, a partir das 8h30, acontece no CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessine o lançamento de livro sobre permacultura e sociedade.
A atividade traz como convidado especial o permacultor, escritor e ativista ambiental Djalma Nery, que fará o lançamento do livro Permacultura: uma alternativa para a sociedade, que trata do cuidado com os outros, o cuidado com a terra, da divisão dos excedentes, entre outros assuntos.
O evento terá abertura com o Prof. Mr. Reginaldo Barbosa, professor de Filosofia da rede estadual paulista, que apresentará o projeto do CEEJA “Educação para o Bem Viver”.
Como encerramento realizaremos o “Arraial do Bem Viver” para confraternizarmos essa importante atividade!

_____________
Sobre o autor e sua obra:
 

“Ao pensar no título deste livro, “Uma alternativa para a sociedade”, de que exatamente estamos falando? De que alternativa? Alternativa à que? Para quê?

Vivemos uma era que ameaça o planeta e todas as suas formas de vida por meio da exploração desmedida da natureza; uma sociedade que banaliza a violência e a miséria, explora os seres humanos e propaga aos quatro cantos a desigualdade e a injustiça. Tal cenário apresenta-se completamente insustentável, estando fadado a nos lançar ao caos e ao extermínio ainda que seja na busca de uma sobrevida para esse sistema que não dá valor a vida, mas sim vida ao valor.

O que a permacultura propõe para superar esses desafios, na prática, é uma revolução. É a busca de uma cultura da permanência em um contexto regido pelo imediatismo, individualismo e sem preocupação com nada nem ninguém que nos suceda; permacultura é a busca por um modo de vida e de organização humana que possa ser mais duradouro e sustentável de fato, e não apenas na retórica. Em outras palavras: essa é uma obra sobre possibilidades concretas de mudança.

Espero ser possível, durante a leitura deste livro, vislumbrar e contagiar-se com novas possibilidades, exatamente como aconteceu comigo durante a sua escrita: ao longo do processo, reforcei minha convicção de que é preciso experimentar outra maneira de existir e de estar no mundo, diferente desta que nos é oferecida a priori. Esperança e felicidade é o que sinto ao saber que não são poucas as pessoas dedicadas à construção destas e de outras tantas alternativas.” – Palavras da contracapa do livro que não poderia vir ao nosso encontro em um momento mais propício, frente aos dias que estamos atravessando.

Djalma Nery é cientista social, professor da rede pública estadual de ensino em São Carlos (SP), mestre pelo programa de ecologia aplicada da USP, praticante de permacultura desde 2008 e um dos fundadores da Associação Veracidade. Ativista ambiental, ecossocialista e educador popular, ministra cursos, oficinas, vivências e palestras em diversas regiões do país.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário