Oficinas

CEEJA promove roda de conversa “O Olhar Atento ao Outro”

No dia 14 de junho de 2018, por meio do projeto Educação para o Bem Viver, o CEEJA receberá a presença do professor Genivaldo de Souza Santos, doutor em Educação pela UNESP/Marília, que tratará como tema principal a “atenção”como modo de viver que nos implica profundamente e que é praticado e exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação, que possa nos tornar dignos do que nos acontece”.

Segundo o professor Genivaldo, que mediará esta roda de conversa, “o tema da atenção se insere como um tema de importância filosófica por meio deste registro, que busca não tanto informar, mas antes provocar um efeito de formação”.

Dessa forma, o objetivo principal da oficina é proporcionar aos alunos do CEEJA uma reflexão e possível mudança de comportamento humano para que possamos melhorar nossa convivência no dia a dia e nos aproximarmos mais do outro. Diante da nossa realidade, onde estamos cada vez mais na individualidade e conectados ao mundo através da tecnologia, estamos nos esquecendo da convivência com o outro na forma humana. Nós, enquanto seres humanos que somos, necessitamos do calor humano, do amigo que consola e  da família que une pessoas. Somos feitos para viver em sociedade.

A atividade tem início às 19h e término previsto para às 21h30, na Sala de Leitura do CEEJA (sala 27). As inscrições podem ser realizadas diretamente com os professores responsáveis, nas salas de Inglês, Biologia e Geografia. São oferecidas 25 vagas para os alunos matriculados no CEEJA. Demais interessados devem procurar a Coordenação Pedagógica da escola e solicitar vaga na lista de espera.

De acordo com a professora Cristina, uma das facilitadoras, “a atividade visa discutir juntamente com os alunos a noção sobre a questão da individualidade; a questão da tecnologia e o distanciamento das pessoas uma das outras”.

 

Sobre o professor convidado:

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Marília, licenciado em Filosofia pela mesma instituição, onde desenvolve pesquisa pós-doutoral sobre o ensino de filosofia. Professor de Filosofia do IFSP – Birigui, atuou como professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), orientando pesquisas e projetos, bem como ministrando a disciplina Filosofia da Educação. Conta também com experiência nas disciplinas de Filosofia e Ética Profissional, Antropologia, Sociologia, Cultura Brasileira, Metodologia do Trabalho Científico entre outras. Colaborou como Professor Supervisor do PIBID-Filosofia – Projeto Institucional de Incentivo a Docência, desenvolvido junto a UNESP – Marília, financiado pela CAPES (2010-2014), supervisionando mais de 15 (quinze) alunos/estagiários do curso de Filosofia na interface com a escola pública. Líder do GEPEES – Grupo de Pesquisa e Estudo Ética, Educação e Sociedade e pesquisador do GEPEF – Grupo de Pesquisa Educação e Filosofia. Foi titular de cargo da disciplina de Filosofia no ensino médio da Secretaria de Educação do estado de São Paulo por 8 (oito) anos. Professor-Colaborador do curso de Docência no Ensino Superior da Pós-Graduação Senac.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário