Oficinas

Oficina no CEEJA abordou alguns estudos e conceitos a respeito da saúde e segurança no trabalho.

O Reconhecimento do Trabalhador como Ser Humano – teve participação especial do Prof. Engenheiro Bruno Peres Moitinho (Especialista em engenharia de segurança do trabalho e professor universitário de engenharia)

 

A atividade teve como objetivo apresentar aos participantes o conceito de saúde e segurança do trabalho, mostrando aos mesmos a existência de normas e leis que regem parâmetros e procedimentos na realização de qualquer tipo de atividade laboral, garantindo a integridade física e psicológica do trabalhador.

Foi pensando dessa forma que a oficina abordou o conceito de trabalho e suas modificações até chegar à condição que se conhece hoje, bem como do trabalhador,  que pode-se definir que é toda pessoa, homem ou mulher, que exerce atividades para sustento próprio e de seus dependentes.

Com o objetivo de conhecer os problemas à saúde relacionados ao trabalho e as formas de evitá-los houve reflexões  sobre a relação constante entre trabalho e doença que se estabelece como parte da patologia, onde a partir de então, foi abordado alguns estudos e conceitos  a respeito da saúde e segurança no trabalho influenciado pelas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.

REFERÊNCIAS:

  • DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, São Paulo, v.14, n.3, p.27-34, set./dez. 2004. ISSN 0103-6513.
  • SOUTO, D. F. Saúde no trabalho: uma revolução em andamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
  • SZABÓ, A. M. Manual de segurança, higiene e medicina do trabalho. 9. ed. São Paulo: Rideel, 2015.
  • MOITINHO, B. P. Análise das condições ambientais no posto de trabalho do professor em sala de aula e sua correlação com efeitos a saúde e bem estar profissional. 2013. 165f. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013.
  • Blog Pensados à tinta. Disponível em http://pensadosatinta.blogspot.com.br/2014/05/o-trabalhador-invisivel.html. Acesso em 18 jun 2016.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário