Oficinas

Oficina Genoma e Saúde é destaque no CEEJA!

Com base em estudos de revistas científicas, a oficina possibilitou diálogos dos alunos jovens e adultos com as mais recentes descobertas na área da saúde!

A atividade possibilitou, entre outras coisas, analisar dentro do contexto familiar e social dos educandos, casos, envolvendo filhos cujos pais têm um parentesco muito próximo, o que tem proporcionando anomalias, bem como o caso de algumas doenças hereditárias, em que se recomenda o aconselhamento genético.

Os médicos e cientistas estão prevendo que, no futuro, os dados do genoma dos pacientes terão um grande papel no controle de sua saúde. Porém, há especialistas que questionam a precisão e a confiabilidade dessas análises. Entretanto, estudo recém-publicado na revista Nature Biotechnology, com a participação de 150 pesquisadores de 12 países, demonstra que há consistência e paridade observadas em diferentes laboratórios e técnicas de sequenciamento genômico do RNA – assim como nas formas de corrigir pequenas variações para se estabelecerem novos e mais altos padrões de análise.

genoma

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE

Disciplina: Biologia

Professor Responsável: Fábio Lisboa

Data da atividade: 15/06/2016

Horário da atividade (tempo previsto): 19h30 21h00

Local: Sala de Leitura (sala 13)

Vagas e Inscrições: 20 vagas (somente para alunos matriculados no CEEJA). Ficha de inscrição na sala de Ciências e Biologia (sala 8/9)

Conteúdos e temas: Citologia e Genética.

Objetivos: Adquirir noções básicas do conceito de Genoma para uma melhor compreensão da relação genômica com a nossa saúde bem como a sua manutenção, enfatizando os aspectos preventivos e curativos das doenças; e propondo medidas alternativas aos métodos convencionais.

Referências:

http: //www.em.com.br/app/noticia/tecnolog, 583860/genoma-de-pacientes-vai-definir-cuidados-com-a-saude-no-futuro. shtml

Projeto Genoma e Saúde na Educação de Jovens e Adultos – Ceeja – Marília –  SP.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário